Speed metal
Speed metal é uma
definição de sub-género pouco usada do heavy metal que floresceu em meados dos
anos 70 e também o progenitor direto dos estilos thrash metal, neoclassical
metal e power metal. Quando o Speed metal emergiu inicialmente como um gênero,
pioneiramente aumentou o tempo do molde musical criado pelo Black Sabbath, Led
Zeppelin, e Deep Purple. O speed metal pôde encontrar seu começo significativo
com bandas de NWOBHM e, em se tratando de estilo, parece ter sido menos
influênciado pelo punk rock que seu filho, thrash metal.
Muitas bandas de
speed metal também se encaixam perfeitamente em outros sub-géneros do heavy
metal, normalmente thrash metal e power metal. Isso se deve principalmente à
influência que o speed metal teve no desenvolvimento destes géneros, embora se
deva também mencionar que o Speed metal foi usado por algumas bandas de glam
metal e de NWOBHM durante os anos 80.
Muitas bandas
japonesas de Visual Kei a partir dos anos 90 até o presente também podem ser
descritas como Speed metal, isso se deve em grande parte à influência que a
banda oitentista "X Japan" exercia sobre o movimento Visual Kei.
Origens
É difícil
localizar a origem exata do speed metal, principalmente porque nunca se
estabeleceu inteiramente como um sub-género do heavy metal até os anos 80.
Entretanto, muitos consideram "Highway Star", primeira faixa do álbum
Machine Head do Deep Purple, de 1972, como a primeira música de speed metal,
seguida da música "Stone Cold Crazy" do álbum Sheer Heart Attack de
1974 da banda Queen, faixa coverizada pela banda americana Metallica em seu
álbum Garage Inc. Músicas como Flight Of The Rat (1970) e Fireball (1971) do
Deep Purple, Into The Void - em seu trecho mais veloz - (1971) do Black
Sabbath, Razamanaz (1973) do Nazareth, Set Me Free (1974) do Sweet e Black
Train (1975) do Montrose podem ser considerados antigos registros do speed
metal. Let Us Prey/Call for the Priest (1977) do Judas Priest é outro registro
importante para a evolução do gênero.
Evolução do speed
metal
Embora Judas
Priest não tenha gravado um álbum totalmente de speed metal até o álbum Ram It
Down, de 1988, muitos de seus trabalhos anteriores continham canções de speed
metal. Um exemplo é a faixa "Exciter" do álbum Stained Class, de
1978. Essa música foi um tremendo impacto na explosão do speed metal nos anos
80. Motörhead adicionou elementos do speed metal ao seu estilo de rock,
enquanto bandas mais novas também começaram a emergir na cena. O movimento
NWOBHM alcançou o seu auge nessa época e muitas bandas abraçaram o speed metal,
notavelmente Venom, que combinou o estilo do Motörhead com uma atmosfera crua e
áspera.
A banda de heavy
metal alemã Accept também introduziu elementos de speed metal em suas canções
no começo da década de 80. A música "Fast as a Shark" do álbum
Restless and Wild, de 1982, é um exemplo da idéia de speed metal do Accept. A
Influência do Accept na cena de heavy metal alemã era incontestavelmente
enorme. Bandas como Running Wild e Grave Digger compuseram em cima dos tempos
rápidos do Accept para criar os fundamentos do speed metal alemão.
Em 1990, Judas
Priest lançou o álbum Painkiller, que serviu para resgatar o gênero. Em vez de
misturar diversas idéias musicais diferentes, a banda optou por criar um álbum
inteiro dedicado ao speed metal.
O speed metal hoje
O termo Speed tem
sido pouco utilizado, pois se confunde muito com os irmãos power e melódico,
levando, muitas vezes, características de ambos. Mas se diferencia pelo maior
apelo à velocidade (acima de 170 bpm), e pelos solos extremamente rápidos e
quase sempre longos.
Como o speed metal
era a vanguarda para o que se transformaria eventualmente em power metal e
thrash metal, a sobreposição significativa entre gêneros é encontrada
freqüêntemente nas faixas que seriam enraizadas predominantimente no speed
metal. Isto conduz às vezes para a confusão com respeito ao gênero. O erro mais
comum está em usar os termos Speed Metal e Thrash Metal permutavelmente. Quando
os dois forem inegavelmente relacionados um ao outro, os traços veriaveis e
definitivos da exibição do caráter servirão para os diferenciar. O thrash metal
tende a ser mais elaborado, com construções sonoras que utilizam uma variação
musical de maior complexidade e tempo. Um método comum que ajuda a diferenciar
entre os dois estilos de metal é escutar um álbum que seja representante de
ambos os estilos. Por exemplo, Painkiller do Judas Priest ou Walls of Jericho
do Helloween e Reign in Blood do Slayer ou Bonded by Blood do Exodus são bons
pontos de partida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário