quinta-feira, 2 de agosto de 2012

HIM




HIM é uma banda de rock da Finlândia formada em 1991 por Ville Valo, Mikko "Mige" Paananen e Mikko "Linde" Lindström. O HIM começou fazendo covers de bandas como, Type O Negative e Black Sabbath, entre outras. Foi só em 1995 que o conjunto começou a se desenvolver da forma como o conhecemos hoje, isto é, um estilo que mistura heavy metal, cujos temas recorrentes são a dor e a morte, com amor e romance. O HIM fez escola com esta sonoridade, a qual denominou Love metal.

História

Criada em 1991, a banda finlandêsa HIM é formada por Ville Valo (vocal), Mige (baixo), Linde (guitarra), Burton (teclados) e Gas (bateria), sendo que Ville, Mige e Linde estão na banda desde o início, enquanto que Burton e Gas substituíram antigos integrantes.

A banda nasce com uma proposta inovadora de unir sentimento a guitarras pesadas, fazendo um som único que pode ser, genericamente, chamado de Love Metal, mas que não pode ser precisamente definido. A voz penetrante e inconfundível de Valo consegue transmitir uma melancolia única às melodias que o HIM toca.
O HIM tem influências do gótico dos anos 80 como The Cure e DepecheMode, do heavy metal como Black Sabbath e Type O Negative da sentimentalidade de Elvis Presley, Neil Young e o a-ha.

O primeiro álbum da banda, intitulado "Greatest Love Songs Vol. 666", trouxe canções que oscilava
m entre o amor e a morte numa mistura vibrante de metal com doces melodias. Neste mesmo álbum, a banda regravou "Wicked Game", música que fez sucesso no passado na voz de Chris Isaak. Quando perguntado sobre o porquê de ter relançado essa música, Valo responde: "Eu posso me identificar com sentimento dessa música, ela tem o mesmo tipo de melancolia que você encontra nas músicas tradicionais finlandesas e em nossa música. Nós temos muito mais em comum com um cara como o Chris Isaak do que com qualquer banda de testosterona-heavy metal."

Posteriormente, em 1999, gravaram o álbum "Razorblade Romance", nos estúdios Rockfield e produzido por John Fryer. Neste álbum, encontra-se alguns dos maiores sucessos do HIM, como "Poison Girl", "Join Me In Death" e "RightHere in myArms".

Os próximos álbuns, "DeepShadowsandBrilliantHighlights" e "Love Metal" só viriam a confirmar a qualidade da banda, o que lhes rendeu fama e espaço na mídia para novos trabalhos. Em 2004 sairia a coletânea "And Love Said No: The Greatest Hits 1997-2004".

Heartagram

O "Heartagram" é a mistura de um coração com um pentagrama invertido[1]. O significado desse símbolo é o equilíbrio entre os extremos; a vida e a morte, o amor e o ódio, que é o tema da maioria das músicas da banda, além de ser seu símbolo principal.

O "Heartagram" é a marca registrada do HIM, criado por Ville Valo no dia de seu 20° aniversário. Valo disse que o Heartagram representa o HIM, como banda, como uma entidade e o 'love metal' em geral". Muitos fãs da banda têm tatuagens do Heartagram, ou tatuagens de outros emblemas do HIM - como o coração no pulso direito de Ville. Ville Valo permitiu que seu grande amigo, BamMargera (skatista profissional, ator e estrela dos programas de TV Jackass e Viva La Bam), compartilhasse a licença da imagem do Heartagram, o que ele tem feito para fins promocionais, incluindo seus tênis Adio e skates Element. Por causa da licença compartilhada, algumas pessoas acreditam que o símbolo pertence apenas a Bam.

Outras pessoas mais conhecidas também têm tatuagens do logo, como Kat Von D. De acordo com Valo, a banda se tornou mais conhecida por seu logo e não por sua música. Em uma entrevista, Ville disse que o Heartagram é um "Yin Yang moderno".

Formação

O grupo em concerto no ano de 1999.

Membros atuais
          Ville Valo — vocal
          Mikko "Linde" Lindström — guitarra
          Mikko "Mige" Paananen — baixo
          Mika "GasLipstick" Karppinen — bateria
          Janne "Burton" Puurtinen — teclado

Ex-membros
          Juhana "Pätkä" Rantala — bateria
          AnttoMelasniemi — teclado
          ZoltanPluto — teclado

Discografia

Álbuns de estúdio
          1997 — Greatest Love Songs Vol. 666
          1999 — Razorblade Romance
          2001 — Deep Shadows and Brilliant Highlights
          2003 — Love Metal
          2005 — Dark Light
          2007 — Venus Doom
          2010 — Screamworks: Love in Theory and Practice, Chapters 1-13

Álbunsao vivo
          2008 - Digital Versatile Doom: Live at the Orpheum Theatre

EPs
          1996 — 666 Ways to Love: Prologue

Demos
          1992 — Witches and Other Night Fears

Compilações
          2002 — The Singles Collection
          2004 — And Love Said No: The Greatest Hits 1997-2004
          2004 — Greatest Love Songs Vol. 666/Razorblade Romance/Deep Shadows and Brilliant Highlights
          2006 — Uneasy Listening Vol. 1
          2007 — Uneasy Listening Vol. 2
          2007 — UneasyListening Vol. 1 &2

Nenhum comentário:

Postar um comentário