Black Sabbath é
uma banda de heavy metal formada no ano de 1968 em Birmingham, Reino Unido. Sua
formação original era composta por Ozzy Osbourne (vocais), Tony Iommi
(guitarra), GeezerButler (baixo) e Bill Ward (bateria). Posteriormente, houve numerosas mudanças na banda, e Iommi era o único componente
fixo. Embora às vezes, sejam classificados como uma banda de hard rock (Butler
define o estilo uma vez blues pesado e distorcido), Black Sabbath é considerado
o pioneiro e também um dos primeiros grupos a tocar o estilo heavy metal ao
lado de Led Zeppelin e DeepPurple e também contribuíram muito para o
desenvolvimento deste tipo de gênero. Desde da sua formação, foram vendidos
mais de cem milhões de cópias dos álbuns.
História
Origens à estreia
(1966-1970)
O embrião do Black
Sabbath surgiu no ano de 1966 em Aston, uma localidade de Birmingham,
Inglaterra. A história começou quando o guitarrista Anthony "Tony"
Iommi e o baterista William "Bill" Ward (ambos do grupo Mithology)
leram em uma loja, o anúncio de um cantor que foi à procura de músicos para
formar uma banda. O cantor era John "Ozzy" Osbourne que estudou na
mesma escola que Iommi. Iommi e Ward foram para casa de Ozzy e decidiram formar
um complexo musical. Osbourne levou ao grupo, outros dois músicos que tinham
tocado com ele na banda RareBreed: os guitarristas Terence "Geezer"
Butler e Jimmy Phillips.
Mais tarde, Butler
assumiu o papel de baixista, e foi também assoldato pelo saxofonista Alan
"Aker" Clarke. A banda escolheu o nome inicialmente de PolkaTulk
Blues Band e encurtado depois para PolkaTulk, e começou a construir um
repertório, principalmente blues. Mais tarde, Clarke e Phillips saem do grupo e
o restante dos membros decidiram alterar a denominação para Earth. A formação
exibe em vários locais, tocando covers de Jimi Hendrix, Blue Cheer, Cream e The
Beatles, e esculpiu o primeiro demo em 1968. É recolhido algum êxito no espaço
de "pubs" britânicos e permitiu que o grupo a fazer o nome no
exterior, graças a gerente Jim Simpson.
Após um curto
período, o nome da banda foi mudado porque havia outro grupo denominado
Earth.[10] A escolha do nome, mais tarde, veio à ideia de Butler, um grande fã
dos romances de "magia negra" e "terror" de autores como
Dennis Wheatley. Butler tinha visto o filme de terror italiano do diretor Mario
Bava, I TreVolti Della Paura (As Três Máscaras do Terror) de 1963, mas exibido
com o nome de Black Sabbath na Inglaterra e EUA, e escreveu uma canção que
incorpora o título do filme. Isto se tornou o novo nome do grupo.
O novo nome é
acompanhado por uma transição para um novo som blues, em primeiro lugar com
elementos do folk e, em seguida, com cada vez mais fortes e tons escuros até
que uma nova solução para a qual o grupo tornou famosa e teria sido numerada
para muitos críticos, como os principais pioneiros do heavy metal. O primeiro
registro que a banda assinou foi com a Fontana Records e, mais tarde, com o
Vertigo. No dia 13 de fevereiro de 1970, foi publicado o álbum de estreia da
banda, intitulado simplesmente de Black Sabbath.
O período
"clássico" (1971)
O primeiro
trabalho, Black Sabbath, foi um grande sucesso (oitavo lugar nas classificações
inglesas) devido, em grande parte, à atmosfera histórica de composições como
"Black Sabbath", "The Wizard" e "N.I.B.". O
disco, para muitos, foi a inauguração de um rock mais original, tanto no
sentido sonoro, mais pesado, denso e distorcido; quanto no que se refere às
letras. DeepPurple e Led Zeppelin, outras bandas influentes do heavy metal da
época, tinham um som mais melódico e mais próximo a outros estilos como o
blues, folk e o rock n' roll. A música do Sabbath a princípio tinha
características semelhantes, mas com o tempo a banda investiu em um som mais
pesado e com temáticas mais obscuras, com referências explícitas a
"demônios" e temas envolvendo ocultismo, que era uma novidade e uma
polêmica nessa época.
Embora essa
espécie de temática pudesse ser eventualmente observada em trabalhos de outros
grupos, como os Beatles e Led Zeppelin, o Black Sabbath, graças a sua
persistência nessa proposta, foi em grande parte um responsável por um
estereótipo que se perpetuou no universo do heavy metal. Este tipo de proposta
levou a banda a sofrer numerosas críticas; os mais conservadores os acusavam de
promover o "satanismo" e isso costumava alimentar reprovação de
grande parte da opinião pública. No entanto, essas polêmicas só contribuíram
mais para o sucesso que o Black Sabbath conquistou com sua grande audiência de
jovens.
O próximo álbum,
Paranoid, até hoje o maior sucesso comercial do grupo, sendo o marco inicial do
heavy metal (primeiro nas colocações inglesas; sete discos de platina e um de
ouro),[13] é considerado de grande importância para as bases do heavy metal. O
trabalho angariou para o Black Sabbath milhares de fãs em todo o mundo, graças
a canções como "Paranoid", "Iron Man", "Electric
Funeral" e "War Pigs". Com este trabalho, o grupo foi além da
atmosfera sombria das músicas e abordou temas como a guerra do vietnã , com
temas mais maduros. "War Pigs", por exemplo, é uma crítica a
políticos considerados responsáveis pelos horrores da guerra e "Iron
Man" tem um texto puramente ciência-ficção.
Em 1971, o grupo
publicou o terceiro álbum, Master of Reality, de sucesso notável. Provavelmente
foi o álbum mais obscuro e introspectivo da banda. Este trabalho, junto com o
Black Sabbath e Paranoid, é considerado o álbum que inspirou o doommetal.[14]
Para além de canções do estilo Sabbath como "Childrenofthe Grave" e "AfterForever"(curiosamente
acusada de blasfêmica, apesar de ter uma forte direção cristã),[15] o álbum é
conhecido, sobretudo, pelas suas estilísticas "alegações"
(encontradas em canções como "SweetLeaf", "LordofThis
World", "Solitude" e "IntotheVoid"), que serviram de
base para bandas como Saint Vitus e Candlemass.
Nota-se que o
disco possui uma inovação particularmente interessante: Iommi, na verdade, toca
com a guitarra em dó sustenido (um tom e meio abaixo da afinação tradicional),
assim como Butler no baixo. Essa mudança, segundo declaração do guitarrista,
foi feita por dois motivos: para se adaptar ao estilo vocal de Ozzy e para dar
um som mais pesado para a sua música (mais tarde, a partir do álbum
HeavenandHell, a guitarra e o baixo são afinadas em ré sustenido). Devido a
isso, o Black Sabbath talvez tenha inaugurado a chamada "limitação":
uma prática que se tornaria quase uma norma para muitos grupos de rock e metal.
Sobre a grande
importância do Black Sabbath até mesmo nos dias de hoje, o vocalista do Type O
Negative, Peter Steele declara:
Na minha opinião, o Black Sabbath
são aqueles que deram à luz ao que, geralmente, consideram o heavy metal, e não
há uma banda na atualidade que não teve influência, em qualquer medida, do
grupo do Tony Iommi.
Ensaios (1972-1975)
O álbum seguinte,
Black Sabbath Vol. 4 de 1972, revelou a primeira de várias alterações no som da
formação, devido a uma clara influência do rock progressivo. Um dos pontos
fortes do álbum é a balada "Changes", onde Osbourne canta acompanhado
por piano e cordas. A canção é um exemplo de como os sons da formação teve
evoluído, mas canções como "Tomorrow's Dream", "Snowblind"
e "Supernaut" ainda mostram seu lado musical mais profundo.
Black Sabbath em
1973, no Cal Expo Festival.
Em 1973, a banda
publica Sabbath Bloody Sabbath, álbum com a atmosfera caracterizada pelo rock
progressivo ainda mais visível. Também conta a presença de Rick Wakeman do Yes
que apareceu nos teclados, como membro externo. Entre as canções mais
claramente progressistas pode citar a "Spiral Architect" e "A
National Acrobat", mas ainda faltava o "clássico", com uma boa
formação de "Sabbath Bloody Sabbath" e "Killing Yourselfto
Live". O disco foi outro grande sucesso e considerado um ponto importante
na carreira artística.
Neste período,
houve uma série de acontecimentos na banda. Todos os membros tiveram sérios
problemas de dependência de drogas, em especial Osbourne e Ward que, após a
admissão do cantor, fizeram uso de LSD todos os dias por mais de dois anos. Uma
mudança de gravadora (de Vertigo para a Warner) tinha atrasado o lançamento do
seu novo álbum, Sabotage, publicado somente em 1975. Do ponto de vista musical,
o álbum é um dos mais variados do grupo, alternando as canções de heavy metal
de "Hole in the Sky" e "SymptomoftheUniverse", para o canto
gregoriano de "Supertzar", e sons de pop rock de "Am I
GoingInsane (Radio)".
O declínio e a
despedida de Osbourne (1976-1979)
O próximo álbum,
Technical Ecstasy de 1976, foi álbum de acesos debates com os seus adeptos,
devido a um som mais flexível e para a presença de maestro e sintetizadores
musicais. Embora alguns considerem positivamente o disco como muito ambicioso e
inovador, que ajudou a desiludir os fãs do estilo inicial do grupo.
Em 1977, após a
turnê de Technical Ecstasy, Osbourne deixou o grupo, consequência de tristes
vicissitudes pessoais, devido a morte do seu pai, para além dos problemas
derivados da sua dependência de álcool e drogas já impagável. Os restantes
membros do grupo chegaram experimentar durante alguns meses com o cantor Dave
Walker (ex-Fleetwood Mac), seguido pelo momentâneo regresso de Osbourne para o
item de 1978, o álbum NeverSay Die!.
Este trabalho
segue as pegadas do álbum anterior, com sons eletrônicos e experimentais (Don
Airey nos teclados). Em qualquer caso, a resposta do público foi relativamente
negativa, apesar de apresentar boas músicas como "Junior'sEyes" e
"Hard Road",garantiu como uma das piores da formação, sendo a
faixa-título, a única para desfrutar de uma boa popularidade entre os seus fãs.
Em 1979, devido à
irreversível conflito com outros membros da banda, Osbourne foi despedido pela
sua tendência para o abuso de drogas e álcool. Após a saída de Osbourne, o
grupo não apresentou uma formação sólida, atingindo muitas vezes, o ponto de
instabilidade e assolando vários músicos durante a sua próxima carreira.
O Black Sabbath
com Ronnie James Dio (1980-1982)
Ronnie James Dio.
A despedida de
Ozzy Osbourne, no entanto, preocupou a banda, pois ele contribuiu muito para o
desempenho das canções e acima de tudo foi um grande animador do público
durante os concertos ao vivo, e depois, encontrar um substituto digno foi
difícil. Após a sua saída, ele foi substituído por Ronnie James Dio,
ex-vocalista das bandas Elf e Rainbow.
O primeiro álbum
com Dio, HeavenandHell, foi um grande sucesso, permitindo que o grupo voltasse
nas paradas, e nas vendas foi o melhor resultado da banda desde 1975, com as
canções "Neon Knights", "HeavenandHell", "Die
Young" e outros que se tornaram peças significativas de sua discografia. O
álbum também foi marcado pela entrada de Geoff Nicholls nos teclados. Embora
nem sempre seja reconhecido como um membro oficial do grupo e forçadas a
desempenhar no "backstage" dos concertos de "razões
estéticas" (caso não isolado na paisagem do metal), Nicholls teve, desde
então, indiscutível influência sobre o grupo, e mesmo nível compositivo.
A turnê do disco
revelou, muito mais tarde, também sobre o carisma do novo cantor, a sua
excelente voz e talento. Também durante o tour, Bill Ward teve que sair por
razões pessoais (seus pais morreram, um após o outro, com os grandes problemas
com álcool), e foi concluída por Vinny Appice (irmão de Carmine Appice, famoso
baterista de VanillaFudge, Rod Stewart e King Kobra).
Foi durante esta
excursão que Dio fez o famoso gesto de "chifres", posteriormente
adaptado como uma espécie de "sinal de reconhecimento" pelos amantes
do metal. No entanto, a paternidade deste gesto é o tema do debate, uma vez que
também foi reivindicada por Gene Simmons do Kiss. No entanto, os críticos
argumentam que este não foi introduzido na música, ou por Dio ou por Simmons,
mas com os Beatles em 1967. Na verdade, as imagens promocionais do filme
animado YellowSubmarine mostram John Lennon, com o gesto em cena. É também
visível na capa do disco, onde Lennon mostra os chifres atrás de Paul
McCartney. Além disto, Dio disse ter aprendido este gesto com sua avó, que o ensinou
a fazer, para evitar mal olhado.
Voltando à arte da
banda, Tony Iommi e os membros, com a ajuda de Appice, gravaram o álbum
posterior, MobRules em 1981, um sucesso que também confirmou o novo estilo
adquirido do Sabbath, graças às duas composições técnica de Dio. A faixa-título
do álbum foi escolhida para a trilha sonora do filme Heavy Metal.
A saída e a rápida
propagação do bootleg ao vivo, Live atLast (gravada pelo grupo com Ozzy, em uma
turnê de 1973), convenceu o grupo a responder com um álbum ao vivo
"oficial". Live Evil (1982) recolhe a maior parte das canções mais
famosas do grupo (do Black Sabbath para MobRules). Esta publicação, no entanto,
trouxe novos problemas: Iommi e Dio deram azo a debates acalorados no que se
refere a mistura de sons, como o líder do Black Sabbath acusou o cantor de ter
viajado para estudar a noite para aumentar o seu volume de voz e chamado de
"pequeno Hitler". Tudo isto, houve uma série de controvérsias que
convenceu o cantor a deixar a banda, levando com ele, o Appice.
Ian Gillan.
A saída do Vinny
Appice e de Ronnie James Dio, deu instabilidade na banda. Para o papel do
baterista, Cozy Powell foi contratado, mas a resposta foi negativa. Esta lacuna
foi preenchida pelo oportuno regresso de Bill Ward, porém encontrar um novo
vocalista foi mais difícil do que o esperado. Foram adicionados Nicky Moore do
Sanson e John Sloman da Lone Star, mas não foram tomadas. Iommi queria ter
David Coverdale do Whitesnake em sua banda, mas o cantor recusou a proposta.
Assim, a
investigação realizada por Iommi e Butler é orientada para o Ian Gillan
(ex-DeepPurple), que naquele momento estava livre de qualquer compromisso,
devido o problema com a sua voz. Os contatos entre as duas partes são
representados por uma anedota bastante bizarra. Gillan disse que recebeu um
telefonema de Iommi que pediu para se encontrar para conversarem. Os dois se
encontraram em um pub chamado The Bear em Woodstock. Um dia depois, Gillan fica
confuso, porque tinha bebido álcool no dia anterior, e recebeu um telefonema de
seu empresário, Phil Banfield, que lhe disse para se encontrar com Black
Sabbath para discutir com eles, desde que aceite a oferta de tornar-se seu novo
vocalista. Praticamente, Gillan fez essa escolha, no estado de embriaguez e não
se lembrar de nada.
Gillan, como o
vocalista, foi possível a realização de Born Again (1983), álbum muito mais
maciço do que os produzidos com Ozzy e Dio, que, embora queimado pelos
críticos, recebendo nota 1,5 em cinco no AMG, registrou um sucesso
significativo de vendas e alcançou o quarto lugar nas classificações inglesas,
colocando assim canções como "DisturbingthePriest" e "Zero theHero",
ao menos para os fãs do álbum, no patamar de clássicos da banda. Este trabalho,
como as do período de Ozzy, suscitou grande controvérsia, gerido pela P.M.R.C..
A canção "Trashed" foi criticada por incitação para o abuso do álcool
que foi incluído em uma lista chamado de "Quinze Asquerosas" para
designar as quinze canções mais escandalosas da música contemporânea. Gillan
irá responder a estas acusações, dizendo que a canção fala de si próprio,
quando dirigindo o seu carro por Bill Ward no estado de embriaguez fora do
estúdio de gravação, destruído, que termina em um canal e colocando sua vida em
perigo. Além disso a capa escolhida para o álbum foi intensamente criticada,
com o próprio Gillan dizendo que a detesta, e também afirmando que ao ver a
capa do álbum, simplesmente pegou o resto que tinha recebido em uma caixa e
atirou pela janela
A associação entre
Gillan e Sabbath foi apelidada, ironicamente por muitos jornais, como
"Black Purple", o nome dado pela fusão de Black Sabbath e DeepPurple.
Posteriormente foi tomada a turnê, e Ward se retirou novamente, e foi
substituído por BevBevan (ex-Electric Light Orchestra). No final, Gillan volta
ao Purple, no momento da nova reunião.
Instabilidade e
disputas (1985-1986)
Com a saída de Ian
Gillan, tirou a conclusão de um novo vocalista. Spencer Proffer, nesse momento,
novo produtor da banda, contratou Ron Keel (ex-Steeler e Keel) para uma
audiência, mas ao final não foi escolhido. A banda, a admissão de Keel,
desejava o retorno de Ozzy. Outro candidato foi George Criston da banda
canadense KickAxe[34] (outra banda gerida pelo Proffer).
Mais tarde, David
Donato foi citado como vocalista oficial do grupo, que ficou por cerca de seis
meses, mas não chegaram a fazer um álbum, por causa de sua inesperada demissão.
As razões para o seu abandono estão envoltos em mistério, dito que ele foi
despedido depois de um "horrível" emitido para a revista Kerrang!,mas
tudo foi negado, enquanto outros defenderam que passou o Donato depois da
gestão da banda. No entanto, Tony Iommi, em uma entrevista, preferiu não dizer
nada sobre este evento.
Entre os poucos e
raros exemplos do Black Sabbath com Donato é a canção "No Way Out", o
que não é, senão uma primeira versão de "The Shining" (contido em The
Eternal Idol, publicado em 1987). Donato, mais tarde, em 1986, fundou uma banda
de glam metal chamada White Tiger, junto com o ex-guitarrista do Kiss, Mark St.
John.
O mesmo
GeezerButler, após um longo tempo com grupo, abandona e forma uma banda (o
"GeezerButler Band"), mas não esculpidas qualquer álbum. A formação
original devolvidos, temporariamente, durante o evento Live Aid em 1985,
festival organizado por Bob Geldof e MidgeUre, onde o grupo compartilhou o
palco com artistas como Queen, David Bowie, The Who, Madonna e U2.
Glenn Hughes.
Como a
substituição de Donato, finalmente, foi matriculado o Jeff Fenholt em 1985. O
vocalista teve uma breve experiência na banda Rondinelli,[38] e permaneceu no
Black Sabbath por sete meses, antes de Glenn Hughes toma o seu lugar. Na
sequência, tinha tocado na banda Joshua, em que o disco Surrender foi publicado
em 1986. Dois anos após a sua partida, quando publicou o Seventh Star, Fenholt
alegou ter participado na gravação do álbum, apesar de não ser creditado. Com
efeito, com Fenholt, foi gravado em 1985, uma demo intitulada Star of Índia,
cujas ações serão utilizadas para liquidar a faixa-título. Posteriormente,
Iommi chamou vários músicos: além de Geoff Nicholls (agora considerado um
membro oficial), chegou Glenn Hughes (ex-DeepPurple e Trapeze), o baixista Dave
Spitz e Eric Singer (sucessivamente no Kiss e, mais tarde, com Alice Cooper) na
bateria.
Seventh Star de
1986, inicialmente um álbum solo de Iommi, porém, mais tarde, publicado por
razões contratuais com a empresa discográfica, sob o nome de "Black
Sabbath featuring Tony Iommi". Este álbum, ainda mais, marcou a volta da
viragem que começou com Ronnie James Dio, os teclados, que passou a ser um
instrumento fundamental para o seu novo estilo. No entanto, comparado com Born
Again, o álbum teve pouco sucesso. Além disso, alega do trabalho foi objeto de
discussão entre Iommi e Fenholt, que alegou ter participado na composição das
faixas do disco. Fenholt, na verdade, deu um corte com o demo da banda, Star of
Índia de 1985, e as canções aqui são parte de lista do Seventh Star.
Na fase inicial da
turnê em 1986, Hughes deixa a banda, devido aos graves problemas com a voz,
após receber um punhado na garganta no dirigente do grupo, Don Arden, durante
uma disputa, e foi substituído por Ray Gillen. Entretanto, a carreira solo de
Osbourne andava de velas inchadas (ele já havia publicado álbuns clássicos como
BlizzardofOzz e Diaryof a Madman), e da crescente fama do cantor estava prestes
a cada vez mais obscuro.
A chegada de Tony
Martin (1987-1990)
A preparação para
o álbum The Eternal Idol, viu o reaparecimento, como percussionista, o
baterista BevBevan e ingressou como baixista Bob Daisley (que também tocou com
Ozzy). No meio de discos, Gillen saiu do grupo. Ele foi substituído por Tony
Martin, e foi o último a cantar (com canções escritas originalmente por Gillen)
para o álbum The Eternal Idol, embora entre os colecionadores, possam encontrar
a versão original cantada por Gillen. A reunião entre o novo vocalista e o
Iommi ocorreu através do gerente de Martin, antigo companheiro de escola do
líder do Sabbath.
Martin foi muito
apreciada, o seu talento foi comparado para muitos com o Ronnie James Dio, e
participou ativamente na elaboração das canções. O álbum tem algumas
referências ao passado (a canção homônima relembra sons escuros de Master of
Reality), mantendo o estilo adotado nos últimos anos (a grande contribuição dos
teclados). Mesmo este álbum, embora muitos considerem de bom nível, não teve o
sucesso esperado.
Após o lançamento
do álbum, a banda foi novamente à deriva e abalada por uma série de saídas;
Iommi, Martin e Nicholls tiveram que contratar um novo baixista, (Jo Burt), e
um novo baterista, (Terry Chimes do The Clash), na curta turnê promocional, que
teve lugar em 1987, quase exclusivamente com datas na Europa.
Apesar destas
mudanças em curso, a banda começou a estabilizar em torno das performances de
Iommi (agora único membro original), Martin, Nicholls e que entrou em seguida
(em substituição de Chimes), o baterista Cozy Powell (que já recebeu uma oferta
de Iommi após a partida de Appice, mas nessa altura não aceitou). Com a adição
de Laurence Cottle no baixo, o Sabbath publicou Headless Cross (1989), álbum
que recebeu um bom sucesso, maior do que o Seventh Star e The Eternal Idol. A partir
da canção-título, foi estabelecido um vídeo que foi transmitido por certo
período na MTV.
Em 1990 (mais uma
vez com um novo baixista: Neil Murray do Whitesnake, que já tocou na turnê de
Headless Cross), o grupo consolidou esse "renascimento" com outro álbum,
Tyr, que vendeu muito bem e que se seguiu em turnê no mesmo ano.
Reuniões
(1992-2005)
Os resultados
alcançados com os álbuns Headless Cross e Tyr, em 1992, Tony Iommi convoca a
formação do início dos anos 1980 (do álbum MobRules), com GeezerButler, Ronnie
James Dio e Vinny Appice. O álbum que surgiu, Dehumanizer (1992), foi um
trabalho de som áspero e levou muito mais do que uma boa opinião pública e
crítica. A banda preparou uma turnê muito bem sucedida, inclusive com passagem
pelo Brasil, com apresentações na Pista de Atletismo do Ibirapuera, em São
Paulo, e no Canecão, no Rio de Janeiro, ambas no ano de 1992. Depois destas
apresentações, o Sabbath voltou a se apresentar no Brasil, na edição de 1994 do
Festival MonstersOf Rock, mas já com outra formação.
Nessa altura,
Osbourne anunciou a sua intenção de retirar da música por uma turnê (mais
tarde, mudou de ideia, e organizou uma nova turnê chamada
"RetirementSucks"), e pediu a sua antiga equipe às últimas duas datas
em Costa Mesa, Califórnia, em 14 e 15 de novembro. Dio não estava de acordo e
acabou por sair novamente, em parte, porque o seu contrato expirou em 13 de
novembro, um dia antes dos dois últimos concertos de Ozzy. Dio, porém, alegou
que o real motivo de sua saída foi à persistência de divergências com Iommi,
como em tempos de HeavenandHell e MobRules Para completar a turnê, Iommi chamou
em última hora, Rob Halford do Judas Priest.
Com a saída de Dio
e Appice, a banda chama Tony Martin e Geoff Nicholls e, com o novo baterista,
Bobby Rondinelli lançam o Cross Purposes que vem com o clássico Cross OfThorns,
acompanhado de Cross Purposes Live, uma caixa de CDs e vídeos, publicado em
1994, e atualmente fora de impressão. Quando abandonou o grupo, Rondinelli foi
substituído em surpresa, uma vez que o baterista original, Bill Ward, que
assumiu a tempo para tocar as últimas quatro datas da turnê na América do Sul.
Mais uma vez, Ward
e Butler abandonaram, e para o ano de 1995, regressou a formação do álbum Tyr,
com Cozy Powell e Neil Murray, que lançam o álbum Forbidden, o álbum de estúdio
mais recente do Black Sabbath que não tem recebido bons conselhos do público e
da crítica. O rapper Ice-T cantou junto com o Martin, a canção "Illusionof
Power". Na turnê, Powell acompanhou apenas as datas da turnê dos EUA,
enquanto aqueles que na Europa, Rondinelli ficou no seu lugar.
Em 1996, a Castle
Records publicou algumas canções do álbum Born Again até Forbidden, na
coletânea intitulada de The Sabbath Stones.
Em 1997, Ozzy deu
vida em seu festival Ozzfest. Na última parte do show, Butler e Iommi (e
posteriormente, também Ward) apareceram no palco para tocar algumas canções
clássicas do Sabbath. Com a formação original, foi gravado em 1998, o álbum
duplo ao vivo, Reunion, composto exclusivamente de canções de Osbourne em
versões ao vivo, mas que também incluiu mais de duas novas canções de estúdio.
Em 2000, a banda foi premiada pelo Grammy na categoria "Melhor Desempenho
de Metal", graças à canção "Iron Man".
Parecia que a
formação ia retornar na unidade histórica para a gravação de um novo álbum, mas
não terminou o caso. A preparação de um novo trabalho registrado foi iniciada
em 2001, mas, provavelmente, devido às restrições impostas por contratos de
Osbourne em suas atividades solista, não houve qualquer resultado. Em 2004, o
Sabbath teve tocado em uma nova turnê do Ozzfest (com Adam Wakeman, filho de
Rick, nos teclados, substituindo Geoff Nicholls), que celebra o seu trigésimo
quinto aniversário, e também em 2005, viu-lhes participar na caravana
adicionando algumas datas na Europa.
Turnês e Processos (2006-2009)
Heaven and Hell no Sauna Open Air Metal Festival, em
2007.
Em 13 de março de
2006, Black Sabbath entraram no Rock and Roll Hall of Fame.Eles foram
introduzidos pela banda Metallica que também tocou duas canções da banda do
Iommi ("Hole in the Sky" e "Iron Man").
Quando parecia que
já tinha chegado ao seu final, e a retirada do cenário musical, em outubro de
2006, foi anunciada uma turnê no principal festival europeu de metal, a
formação do álbum HeavenandHell: Dio, Iommi, Butler e Ward.
O seu nome para
esta excursão foi Heaven&Hell. Em novembro de 2006, Ward abandonou o
projeto, porque eles disseram, muito vagamente, que houve especulações sobre o
novo nome do grupo, e foi substituído por Vinny Appice. Em 3 de abril de 2007,
o grupo tem vindo a publicar The Dio Years, compilação de canções compostas com
Dio, e também contendo faixas inéditas. Eles tocaram no Godsof Metal em junho
de 2007.
Embora pensassem
que o projeto HeavenandHell seria concluído, o grupo permanece unido, lança o
álbum The DevilYouKnow, o primeiro desde o álbum de 1995, Forbidden e já saiu
em turnê, passando pelo Brasil . Porém, Ozzy manifestou o seu desejo de ser
capaz de gravar novo material com a formação original do Sabbath.
Em 2009, Ozzy
Osbourne processou Tony Iommi pelo uso da marca Black Sabbath. Ozzy alega que
Iommi registrou ilegalmente para si a propriedade sobre o nome da banda, em
processo junto ao escritório de marcas e patentes dos Estados Unidos. Ozzy pede
50% de direito de propriedade sobre a marca, junto com uma parte dos lucros que
Iommi obteve de seu uso ao longo dos anos. Segundo a corte federal de
Manhattan, o processo ainda alega que foram os "vocais singulares de
Ozzy" os principais responsáveis pelo "extraordinário sucesso"
do Black Sabbath em sua primeira década de existência, apontando o fato de que
a popularidade do Black Sabbath caiu após sua saída do grupo. O curioso disso
tudo é que, apesar dos direitos sobre o nome Black Sabbath pertencerem a Iommi,
ele foi cunhado por GeezerButler em homenagem ao filme O Sabá Negro (No
original, Black Sabbath), de 1963. Em junho de 2010, a batalha legal entre os
dois sobre os direitos do nome da banda teria sido encerrada, mas os termos
deste acordo não foram divulgados.
Tributos a Ronnie
James Dio (2010)
No dia 16 de maio
de 2010, Ronnie James Dio sucumbiu ao câncer de estômago e morreu aos 67 anos.
A morte de Dio foi confirmada por sua esposa, Wendy Dio, que publicou um
comunicado na página oficial do músico. “Hoje meu coração está partido, Ronnie
morreu às 7h45 . Muitos amigos e familiares puderam dizer adeus antes dele
morrer pacificamente”, escreveu Wendy.
Em homenagem a
Dio, foi organizado um show tributo contando com os vocalistas Glenn Hughes e
JornLande(Masterplan). Em entrevista, Iommi diz que este será o último show do
Heaven&Hell. "Nós escolhemos o nome porque a banda consistia na
formação do Black Sabbath que gravou o disco HeavenandHell. Não poderíamos
continuar com este nome sem Ronnie. Não seria certo, e nenhum de nós possui o
desejo de fazer isso. Nem poderíamos nos chamar de Black Sabbath". De
acordo com GeezerButler, não haverá reunião do Black Sabbath com Ozzy em 2011,
porque Osbourne estará em turnê com sua banda solo.
Nova Reunião
(2011-atualmente)
Em 24 de janeiro
de 2011, Osbourne dissera que ele e seus ex-companheiros estavam em processo de
discussão acerca de uma possível reunião e de gravação de um álbum de estúdio.
A partir de 4 de
novembro de 2011, o site oficial do Black Sabath começou a exibir a logomarca
com a data 11/11/11 ou 11 de novembro de 2011, dando a entender que tratava-se
da data de reunião do grupo, acontecimento que foi confirmado com o lançamento
de um vídeo no YouTube, revelando a reunião, a gravação do novo álbum e uma uma
turnê mundial. Muitos fãs manifestaram
descontentamento com um anúncio que dizia que o Black Sabbath estaria lançando
um álbum de estúdio após 30 anos, afinal, tal frase apagaria toda a história da
banda entre 1980 e 2010.
Depois do anúncio
da reunião, descobriu-se que Tony Iommi está com câncer, ele foi diagnósticado
com linfoma em estágio inicial. Os demais integrantes decidiram junta-se a Tony
na Inglaterra para prosseguir com o projeto de trabalhar no novo álbum, que
anteriormente estava programado para acontecer em Los Angeles. Em nota, a banda
comunicou que "Iommi está atualmente trabalhando com seus médicos para
estabelecer o melhor plano de tratamento - o Homem de Ferro do rock &roll
continua otimista e determinado a fazer uma recuperação completa e bem
sucedida."
Alguns shows da
turnê foram canceladas e substituídas por apresentações de "Ozzy
&Friends". Apenas 3 shows continuam confirmados para apresentações da
banda Black Sabbath. A primeira, que aconteceu no dia 19 de maio de 2012, na O2
Academy, em Birmingham. Os outros dois programados para acontecer dia 10 de
junho de 2012 no Download Festival, em Derby(UK) e dia 03 de agosto de 2012 no
Lollapalooza, em Chicago(US).
Nova polêmica
surgiu após o anúncio de que o Black Sabbath vai se reunir sem o baterista da
formação original, "Bill Ward". O anúncio foi feito por meio de uma
nota divulgada no site oficial da banda, assinada por Ozzy Osbourne, Tony Iommi
e GeezerButler, os integrantes remanescentes da banda, que estão no Reino Unido
trabalhando em um disco novo. Segundo Ward, "os termos do contrato são
injustos", o que o levou a recusá-lo. Para novo desgaste junto aos fãs, ao
invés de uma investida em renegociação, a banda publicou os dizeres: "Nós
ficamos tristes por saber que Bill anunciou publicamente que não vai participar
dos planos do Black Sabbath. Nós não temos outra escolha a não ser continuar
gravando sem ele, embora as portas estejam sempre abertas."
A banda não se
manifestou sobre quem substituiria Bill Ward, mas surgiram rumores de que seria
"Tommy Clufetos", baterista da banda solo de Ozzy, rumores estes que
se confirmaram em comunicado oficial algumas horas antes do show.
Em 19 de maio
deu-se a primeira apresentação da banda, após o anúncio da reunião feito em
11/11/11. Ozzy, Iommi, Geezer e Clufetos apresentaram-se para um público de
aproximadamente 3 mil pessoas, capacidade do local. O show não teve banda de
abertura, e começou com "Into The Void", do álbum "Master Of
Reality". Os ingressos esgotaram muito rápido, chegando a custar 8 mil
reais no mercado paralelo, segundo fora noticiado em alguns jornais e sites.
Uma parte do local
foi reservado para familiares e amigos. O show foi gravado na íntegra, assim
como declarações de fãs antes e depois do show e cenas do backstage. Há rumores
de que esta e as próximas apresentações marcadas para este ano, 2012, sejam
transformadas em documentário.
Patrimônio musical
A importância do
Black Sabbath no heavy metal e outras ramificações do rock foram comentadas por
vários críticos musicais. De acordo com muitos deles, o grupo foi reivindicada
a paternidade do subgênero doom metal que deve muito à sua contribuição.
Até mesmo o grunge
sofre a influência da banda, uma vez que grupos como Alice in Chains, Nirvana e
Soundgarden consideram importantes para a sua música. A VH1 acrescentou o grupo
em segundo lugar entre os cem melhores artistas de hard rock, e escolheu o
"Iron Man" como a melhor canção de metal de todos os tempos. Já a
revista Time colocou o Paranoid, entre os cem melhores álbuns de todos os
tempos. A revista Rolling Stone classificou a banda na posição oitenta e cinco,
entre os cem melhores artistas de todos os tempos, embora tenha acrescentado a
MTV, o primeiro lugar entre as dez melhores bandas de heavy metal de todos os
tempos.
Aqui estão
listados, artistas que prestaram homenagem ou fizeram vários covers como um
tributo ao grupo de Birmingham.
• Em 1987, Anthrax interpretou um cover
de "Sabbath Bloody Sabbath" no seu EP I'm The Man. A mesma canção foi
realizada por Amon Amarth no seu demo Thor Arise e pela banda Cardigans no
álbum Emmerdale.
• Em
1994, o Panterainterpretou covers de "Planet Caravan" para o álbum
Far Beyond Driven e "Hole in the Sky" nacoleção The Best of Pantera:
Far Beyond the Great Southern Cowboys' Vulgar Hits!.
• A banda de doom metal Candlemass
gravou "Black Sabbath Medley", uma faixa contendo alguns trechos de
várias canções do grupo de Birmingham. Está no álbum AncientDreams.
• Em 1987, os ButtholeSurfers inseriu
"SweatLoaf" (o título é uma variante do "SweetLeaf") para o
seu álbum LocustAbortionTechnician.
• Em 1994, John Christ, guitarrista do
Danzig, disse que a composição de sua banda, "Her Black Wings" (do
álbum Danzig II: Lucifuge), contém um riff de "Zero theHero". O
Danzig produziu também o cover de "HandofDoom" no disco
Blackacidevil. "Zero theHero" se tornou cover de CannibalCorpse no
seu EP HammerSmashed Face.
• O Guns N' Roses tocou
"It'sAlright" no seu álbum ao vivo Live Era 87-93.
• Um cover de "Paranoid" está
no álbum do Megadeth, HiddenTreasures.
• O disco tributo ao Black Sabbath,
Nativity in Black, contém as suas canções tocadas por bandas e artistas famosas
como Megadeth, Pantera, Slayer, Machine Head, Bruce Dickinson, Godsmack,
Drowning Pool e assim por diante. No segundo volume deste trabalho, o cantor de
hip hop BustaRhymes alterou uma parte de "Iron Man", a partir do qual
a canção "ThisMeans War". Neste mesmo álbum, o próprio Ozzy Osbourne
aparece como hóspede estrela.
• O grupo NOFX registrou um cover do
"Iron Man".
• Diz que o grupo de metal sinfônico
AfterForever, leva o seu nome da canção homônima do Sabbath.
• Em 1998, tocou uma versão do Metallica
de "SabbraCadabra" com certas partes da canção "A National
Acrobat" no álbum Garage Inc..
• O ator Jack Black é um grande
admirador da banda. Além disso, com a sua banda Tenacious D, tem composto a
canção "Dio", em homenagem a Ronnie James Dio.
• Em 1988, Venom colocou a canção
"Megalomania" no álbum Prime Evil.
• Em 2002, a ex-baixista das bandas Hole
e SmashingPumpkins, Melissa Auf der Maur, formou uma banda de tributo ao Black
Sabbath chamado de "HandofDoom", título de uma canção do álbum
Paranoid.
• O filme documentário, SpinalTap,
contém várias referências ao grupo de Birmingham. Por exemplo, a fixação de
Stonehenge, neste filme, foi inspirada pela coreografia utilizada pelos membros
durante a turnê de Born Again.
• O cover de "War Pigs" está
no álbum de Faith No More, The Real Thing.
• A
canção "Give it Away" do Red Hot Chili Peppers contém no final, os
principais riffs de "SweetLeaf". O mesmo riff também aparece na
canção "Busted in Baylor County" do álbum Put the "O" Back
in Country de Shooter Jennings.
• Em
2001, Earth Crisis tocou "Children of the Grave" no seu último álbum
Last of the Sane.
• Em 1997, a versão do Sepultura da
canção "SymptomoftheUniverse", está presente no álbum Blood-Rooted. O
cover também pode ser encontrado na versão brasileira do disco Roots.
• Um cover da banda solo de ZakkWylde,
Pride&Glory, está presente no único álbum da banda a música The Wizard
• Em 1991, Marilyn Manson gravou
"Sam Sonof Man", que é nada mais que um cover de "Iron
Man", com texto modificado.
• Um cover de "Paranoid"
aparece no álbum The IncredibleShrinkingDickies, do grupo de punk rock The
Dickies em 1979.
• Uma versão não-oficial de
"Alive" do Pearl Jam, em que o guitarrista Mike McCready usa solo do
final de "War Pigs", como música incidental.
• O grupo brasileiro Ultraje a Rigor fez
um cover de Paranoid durante sua performance na terceira edição do festival
Rock in Rio em 2001.
• Um cover de "Snowblind" foi
gravado pela banda System of a Down e lançado em 2006, no seu EP "Lonely
Day".
• Um cover de "Paranoid" foi
gravado pela banda Type O Negative e lançado em 1992 no álbum chamado The
OriginOf The Feces.
• Um cover de "Paranoid" foi
gravado pela banda AvengedSevenfold e lançado em 2009 num álbum da Warner Bros.
Records, chamado Covered, A Revolution In Sound.
• A banda americana Cake abre seu disco
" B-SidesAndRarities" de 2007 com uma versão de "War Pigs".
A mesma música aparece no fim do disco em um versão ao vivo com Steven Drozd do
grupo FlamingLips.
• A banda australiana Silverchair tocava
a canção Paranoid na turnê de seu segundo disco Freak Show. Na canção Abuse Me
do Silverchair, o roadie da banda tocava guitarra e o vocalista Daniel Johns
brincava que tratava-se de Tony Iommi.
• A banda Amon amarth lançou um cover de
Sabbath Bloody Sabbath no seu disco demo nunca lançado Thor Arise de 1993
• Alguns membros da banda sao
homenageados no episodio 48 do anime japonesshaman king como o grupo Sabbath
Formações
Formação atual
• Ozzy Osbourne - vocal (1969–1979,
1997-2006); (2011-atualmente)
• Tony Iommi - guitarra (1969-2006);
(2011-atualmente)
• GeezerButler - baixo (1969–1984,
1990–1994, 1997-2006); (2011-atualmente)
Discografia
Estúdio
• 1970
- Black Sabbath
• 1970
- Paranoid
• 1971
- Master of Reality
• 1972
- Black Sabbath, Vol. 4
• 1973
- Sabbath Bloody Sabbath
• 1975
- Sabotage
• 1976
- Technical Ecstasy
• 1978
- Never Say Die!
• 1980
- Heaven and Hell
• 1981
- Mob Rules
• 1983
- Born Again
• 1986
- Seventh Star
• 1987
- The Eternal Idol
• 1989
- Headless Cross
• 1990 - Tyr
• 1992 - Dehumanizer
• 1994 - Cross Purposes
• 1995 - Forbidden
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