Slayer é uma banda
norte-americana de thrash metal proveniente de Huntington Park, Califórnia,
formada em 1981. A banda foi fundada pelos guitarristas Jeff Hanneman e Kerry
King. Slayer entrou na fama a partir de 1986, com o álbum Reign in Blood, e é
considerado como parte do Big Four of Thrash: as quatro maiores bandas de
thrash metal de todos os tempos, juntamente com Metallica, Megadeth e Anthrax.
O estilo musical
de Slayer envolve rápidos tremolos, variados solos de guitarra, bumbo duplo na
bateria e vocais pesados. As letras e arte dos álbuns se baseiam em temas como
serial killers, satanismo, religião e a guerra, o que levou a gerar diversos
problemas ao longo da história da banda, como proibições de álbuns, atrasos em
turnês, processos judiciais, além de ser constante alvo de críticas de grupos
religiosos.
Desde seu álbum de
estreia em 1983, a banda lançou dois álbuns ao vivo, um box, seis videoclipes,
dois EPs e onze álbuns de estúdio, cujo quatro deles receberam disco de ouro
pela RIAA. A banda recebeu quatro nomeações para o Grammy, ganhando uma em 2007
para a canção "Eyes of the Insane", e outra em 2008 para a canção
"Final Six". Slayer já tocou em vários grandes festivais de música em
todo o mundo, incluindo Unholy Alliance, Download festival e Ozzfest.
História
Primórdios
(1981–1982)
O Slayer foi
formado em 1981, quando o guitarrista Kerry King encontrou Jeff Hanneman
enquanto fazia audição para uma banda. Os dois recrutaram o baixista e
vocalista Tom Araya, que havia tocado com King anteriormente em outra banda. O
baterista Dave Lombardo foi recrutado quando ele conheceu King entregando uma
pizza. A banda tocou versões cover do Iron Maiden e do Judas Priest, em clubes
e festas no sul da Califórnia. Anteriormente,seus shows basearam-se em uma
imagem satânica, que incluía pentagramas, maquiagem, espículas e cruzes
invertidas. Existe um rumor que a banda era originalmente conhecida como
Dragonslayer, por um filme de mesmo nome de 1981. No entanto, quando King foi
perguntado "Como você pôde usar o nome Dragonslayer?" King teria
respondido "Nós nunca usamos este nome, é um mito daquela época.”
A banda foi
convidada para abrir o show da banda "Bitch" no Woodstock Club em Los
Angeles, tocando oito músicas — sendo seis covers. Enquanto tocava "Phantom
of the Opera", do Iron Maiden a banda foi vista por Brian Slagel, um
antigo jornalista musical que havia recentemente fundado a Metal Blade Records.
Impressionado com o desempenho do Slayer, Slagel reuniu-se com a banda no
backstage e pediu-lhes para gravar uma canção original, "Aggressive
Perfector" ( ? sample), para a sua próxima compilação: Metal Massacre III.
A banda aceitou a proposta e criou a canção, o que levou Slagel a oferecer para
banda um contrato de gravação com a Metal Blade.
Show No Mercy
(1983–1984)
Sem um patrocínio
para a gravação de seu álbum de estréia, a banda foi forçada a se
autofinanciar. Juntando a poupança de Araya, que trabalhava originalmente como
terapeuta respiratório, e dinheiro emprestado do pai de King, a banda entrou no
estúdio em novembro de 1983. O álbum foi apressado para liberação, com apenas
três semanas as faixas estavam prontas. Show No Mercy, lançado em dezembro de
1983 pela Metal Blade Records, gerou grande popularidade underground para a
banda, e eles começaram seu primeiro tour nacional em 1984 para promover seu
álbum de estréia viajando em um Camaro de Araya rebocando um trailer . O tour
deu a banda mais popularidade; as vendas do Show No Mercy chegaram a mais de
vinte mil nos Estados Unidos e mais vinte mil no mundo.
Em agosto de 1984,
Slayer lançou três faixas em um EP intitulado Haunting the Chapel. O EP tem uma
sonoridade mais obscura, mais thrash metal que seu predecessor, e lançou as
bases para a futura direção da banda. A faixa de abertura, "Chemical Warfare,"
tornou-se um clássico ao vivo, tocado em quase todos os shows desde 1984. Após
o lançamento de Haunting the Chapel, O Slayer estreou na Europa no Heavy Sounds
Festival na Bélgica fazendo a abertura para a UFO, retornando aos Estados
Unidos para começar o Haunting The West Coast tour.
Seguindo o tour,
King se juntou a Dave Mustaine e sua nova banda Megadeth. Hanneman estava
preocupado com a decisão de King, afirmando em uma entrevista "Eu acho que
nós vamos precisar de um novo guitarrista." Enquanto Mustaine queria King
para permanecer na base original do Megadeth, este saiu após cinco shows,
declarando: "a banda de Mustaine estava tomando muito meu tempo". O
caso causou uma rixa entre King e Mustaine, posteiormente chegando a ser uma
histórica rivalidade entre o Slayer e o Megadeth. O impasse só chegou a ser
"resolvido" décadas depois, quando o Big Four of Thrash se reuniu
historicamente ao vivo na Bulgária e Megadeth e Slayer subiram ao palco juntos.
Após o retorno de King, a banda embarcou no 1984 Combat Tour, com o Venom e
Exodus, e ainda lançou um álbum ao vivo chamado Live Undead, em novembro.
Hell Awaits
(1985–1986)
Slayer lançou seu
primeiro home video em 1985, chamado Combat Tour: The Ultimate Revenge. O vídeo
mostrou a apresentação ao vivo da banda em New York no clube Studio 54, no tour
de 1984 com Venom e Exodus. Em meados de 1985, Show No Mercy chegou a vender
mais de 40.000 cópias, o que fez a banda retornar ao estúdio para a gravação de
um segundo álbum. Metal Blade financiou a gravação, que possibilitou à banda
contratar o produtor Ron Fair.
Lançado em
setembro de 1985, o segundo álbum de estúdio de Slayer, Hell Awaits, expandiu a
atmosfera obscura de Haunting the Chapel, com inferno e Satã sendo temas
líricos comuns. Este foi o álbum mais progressivo do Slayer até então,
apresentando estruturas musicais longas e complexas. A intro do álbum é um
backmasking com voz demoníaca repetindo: "Join us" (una-se a nós) e
terminando com "Welcome back" (bem-vindo de volta) antes da faixa
começar. A intro é épica dentre os fãs até hoje. O álbum foi um sucesso, com
fãs escolhendo Slayer para diversas premiações, como melhor banda e melhor
banda ao vivo. Hell Awaits acabou ganhando o título de "melhor álbum de
1985" e Dave Lombardo como melhor baterista, segundo pesquisa realizada em
1985 pela revista britânica Metal Forces.
Reign in Blood
(1986–1987)
Seguindo o sucesso
de Hell Awaits, foi oferecido ao Slayer um contrato de gravação com Russell
Simmons e Rick Rubin, da recém-fundada Def Jam Recordings, uma gravadora
dedicada especialmente ao rap. A banda aceitou, e com um experiente produtor e
grande orçamento para gravação, a banda sofreu uma reformulação musical,
resultando em canções curtas, rápidas e com produção mais limpa. Foram embora
os arranjos complexos e músicas longas apresentados em Hell Awaits, suprimido
em favor de um som despojado, influenciado pelo thrash metal na estrutura das
canções.
A distribuidora da
Def Jam, Columbia Records, se recusou a lançar o álbum Reign in Blood, devido a
sua arte gráfica e temas líricos. Por exemplo, "Angel of Death"
detalha os campos de concentração do Holocausto e as experiências humanas
conduzidas pelo médico nazista Josef Mengele. O álbum foi distribuído pela
Geffen Records em 7 de Outubro de 1986. No entanto, devido à controvérsia,
Reign in Blood não apareceu no calendário de lançamentos da empresa. Embora o
álbum praticamente não tenha tocado freqüentemente em nenhuma rádio, tornou-se
o primeiro da banda a entrar na Billboard 200, estreando na posição 94, e foi o
primeiro álbum da banda certificado como disco de ouro nos Estados Unidos
Em Outubro de
1986, Slayer embarcou na sua turnê mundial Reign in Pain, com a banda Overkill
nos EUA e Malice na Europa. A banda foi adicionada como a abertura na turnê do
W.A.S.P. nos EUA, mas em apenas um mês o baterista Lombardo deixou a banda,
declarando: "Eu não estava fazendo nenhum dinheiro. Eu figurava como se
estivéssemos fazendo isso profissionalmente, com um grande rótulo: Eu quero
minha utilidade pública e renda paga." Para continuar com a turnê, Slayer
recorreu Tony Scaglione, do Whiplash. No entanto, a esposa de Dave Lombardo o
convenceu para retornar à banda em 1987. Por insistência de Rubin, Slayer
gravou uma versão cover do Iron Butterfly, "In-A-Gadda-Da-Vida" para
o filme Less Than Zero. Embora a banda não ficasse feliz com o produto final,
Hanneman entendeu que foi "uma má representação do Slayer" e King
rotulou como "a hunk of shit", foi uma de suas primeiras canções a
tocar freqüentemente nas rádios.
South of Heaven
(1988–1989)
Slayer retornou ao
estúdio para gravar o seu quarto álbum. Ao invés da velocidade de Reign in
Blood, a banda decidiu conscientemente em abrandar os andamentos e de
incorporar um canto mais melódico. Hanneman afirmava: "Sabíamos que não poderíamos
ser superiores ao Reign in Blood, de modo que tivemos de abrandar. Sabíamos que
o que fizemos e que iria ser comparado àquele álbum, e recordo-me de que
realmente nós discutimos sobre isso. Isso foi estranho — nós nunca tínhamos o
feito em um álbum, antes ou desde."
Lançado em 1988,
South of Heaven recebeu um misto de respostas dos fãs e críticos, embora tenha
sido na época seu álbum mais bem sucedido comercialmente, estreando na posição
57 da Billboard 200, e o segundo álbum a receber certificação como disco de
ouro nos Estados Unidos pela RIAA. A resposta da imprensa ao álbum foi mista:
com o Allmusic citando o álbum como "inquietante e poderoso", e a
revista Rolling Stone chamando-o de "verdadeira diretriz ofensiva satânica".
King diz que "aquele álbum foi o meu desempenho mais apagado", apesar
de Araya classificar o álbum como um "início tardio", que
eventualmente cresceu em pessoas.
Seasons in the
Abyss (1990–1993)
O Slayer retornou
ao estúdio com o co-produtor Andy Wallace em 1989, para gravar seu quinto
álbum. Seguindo a folga criada pelo South of Heaven, a banda retornou para a
"velocidade triturante de Reign in Blood", embora mantendo um novo
sentido melódico. Seasons in the Abyss, lançado em outubro de 1990, foi o
primeiro álbum do Slayer a ser lançado sob a nova gravadora de Rubin, a Def
American, já que ele havia encerrado a sociedade com o proprietário da Def Jam,
Russell Simmons, alegando diferenças criativas. O álbum estreou na posição 44
da Billboard 200, e foi certificado como disco de ouro em 1992. A faixa título
foi o segundo videoclipe do Slayer, filmado em frente às Pirâmides de Gizé, no
Egito, antes da Guerra do Golfo.
O Slayer retornou
com uma apresentação ao vivo em setembro de 1990 para co-liderar a turnê
européia Clash of the Titans, com Megadeth, Suicidal Tendencies, e Testament.
Com a popularidade do thrash americano em seu apogeu, a turnê foi prorrogada
para os Estados Unidos para início de maio em 1991, com Megadeth, Anthrax e,
como banda de abertura, Alice in Chains. A banda lançou um álbum ao vivo duplo,
Decade of Aggression, em 1991, para celebrar dez anos. A compilação estreou em
55º lugar na Billboard 200.
Em maio de 1992,
Dave Lombardo saiu da banda devido a conflitos com outros membros, bem como
argumentos ao longo do seu desejo de trazer a sua mulher na turnê. Lombardo
formou a sua própria banda, Grip Inc., com o guitarrista do Voodoocult:
Waldemar Sorychta, e o Slayer recrutou o ex-baterista do Forbidden, Paul
Bostaph, para preencher o seu lugar. O Slayer fez sua apresentação de estréia
com Bostaph em 1992, no festival Monsters of Rock, no Castelo de Donington. A
primeira gravação em estúdio com Bostaph foi um medley de três canções do
Exploited, "War", "UK '82", e "Disorder", com o
rapper Ice-T, para a trilha sonora do filme Judgment Night em 1993.
Divine
Intervention (1994–1995)
Em 1994, o Slayer
lançou Divine Intervention, o primeiro registro da banda com o baterista
Bostaph. A gravação passou a ser nesse momento a classificação mais alta de um
disco da banda, estreando em 8º lugar na Billboard 200. O álbum incluiu canções
sobre Reinhard Heydrich, um dos "arquitetos "do Holocausto, e Jeffrey
Dahmer, famoso serial killer canibal - "213" foi o número de seu
apartamento, onde ele assassinou, violentou, e torturou e dezessete vítimas.
Outros temas incluem homicídio, os males da igreja, e os métodos que o governo
utiliza para exercer o poder.O interesse de Tom Araya em serial killers
inspirou grande parte do conteúdo lírico.
Slayer
encaminhou-se para uma turnê mundial em 1995, com Biohazard e Machine Head como
suas bandas de abertura. Um vídeo de filmagens ao vivo, Live Intrusion, foi
lançado, com uma cover do Venom, "Witching Hour" (em parceria com o
Machine Head). As relações entre as bandas desde então, teriam se deteriorado.
Após a turnê, o Slayer tocou no festival Monsters of Rock de 1995, estrelado
pelo Metallica.
Undisputed
Attitude (1996–1997)
Em 1996,
Undisputed Attitude, um álbum de covers Hardcore/Crossover thrash, foi lançado.
A banda tocou covers de canções de bandas como Minor Threat, TSOL, DRI, DI,
Verbal Abuse, Dr. Know e The Stooges. O álbum apresentou três faixas originais,
"Gemini", "Can’t Stand You", "Ddamm"; as duas
últimas foram escritos por Hanneman em 1984-1985 para um projeto paralelo
intitulado Pap Smear.
Bostaph deixou o
Slayer pouco tempo depois do lançamento do álbum para trabalhar em seu próprio
projeto, The Truth About Seafood. Com a partida de Bostaph, Slayer recrutou o
baterista Jon Dette, do Testament, e paralelamente liderou a Ozzfest de 1996,
com Ozzy Osbourne, Danzig, Biohazard, Sepultura, e Fear Factory. Dette foi
despedido depois de um ano, devido a um conflito com os membros da banda;
Bostaph retornou para continuar a turnê.
Uma ação judicial
foi movida contra a banda em 1996, pelos pais de uma garota chamada Elyse
Pahler, que acusou a banda de incentivar a sua filha através de suas letras
sobre assassinos. Elyse foi drogada, estrangulada, apunhalada, espezinhada, e
violentada como um "sacrifício para o diabo" por três fãs da banda. O
caso chegou ao tribunal em 19 de maio de 2000, declarando que Slayer e negócios
relacionados com mercados estavam distribuindo produtos nocivos para adolescentes,
incentivando através de suas letras sobre atos violentos, e "nenhum
vicioso dos crimes cometidos contra Elyse Marie Pahler teria ocorrido sem a
intencional estratégia de marketing a morte de banda de metal Slayer." A
ação foi julgada improcedente em 2001, por várias razões, incluindo
"princípios da liberdade de expressão, falta de um dever e falta de
previsibilidade." Um segundo processo foi apresentado pelos pais, uma
queixa alterada por perdas e danos contra o Slayer, sua gravadora, e outras
indústrias e entidades de gravação. A ação foi julgada improcedente; juiz
Jeffrey E. Burke afirmou: "Eu não considero a música do Slayer obscena,
indecente ou prejudicial aos menores."
Diabolus in Musica
(1998–2000)
Diabolus in Musica
(latim: "O Diabo na Música") foi lançado em 1998, e estreou em 31º
lugar no Billboard 200, vendendo mais de 46.000 copias. O álbum recebeu
críticas mistas e foi criticado por adotar características da música nu-metal,
como as guitarras em baixa sintonia, estruturas de acorde tenebrosos. O
jornalista Borijov Krgin, do site Blabbermouth.net, descreveu o álbum como
"uma fraca tentativa de incorporar elementos atualizados para o som do
grupo, o que elevou a presença dos esforços da banda e ofereceu pouco, esperava
que eles poderiam abster-se de seu interminavel material para a sua futura
produção.", enquanto Ben Ratliff, do New York Times, escreveu que
"oito das 11 músicas em Diabolus in Musica, algumas das quais foram
tocadas no show, estão na mesma cinza. " No entanto Adrien Begrand, do
PopMatters, disse canções como "Bitter Peace" e "Death's
Head" "mandam para longe qualquer coisa que jovens fingidos como
Slipknot criem."
O álbum foi o
primeiro da banda em baixa sintonia, como apresentado na faixa, "Bitter
Peace", fazendo uso do intervalo musical referido na Idade Média como
Trítono ou escala ruim. Slayer se junta com o hardcore digital do grupo Atari
Teenage Riot para gravar uma música para a trilha sonora do filme Spawn,
intitulada "No Remorse (I Wanna Die)". A banda mais tarde prestou
homenagem ao Black Sabbath com a gravação de uma cover de "Hand of
Doom" para o segundo de dois álbuns de tributo, intitulado Nativity in
Black II. Uma turnê mundial seguiu para dar suporte ao novo álbum, com Slayer fazendo
uma aparição em 1998 no Reino Unido, no Ozzfest, juntamente com Black Sabbath,
Ozzy Osbourne, Foo Fighters, Pantera, Soulfly, System of a Down, Sepultura,
Fear Factory, e Therapy?.
God Hates Us All
(2001–2005)
Depois de atrasos
nas remixagens e ilustrações, incluindo slip covers criado para cobrir o
trabalho artístico original que foi considerado muito agressivo, God Hates Us
All foi lançado em 11 de setembro de 2001, mesmo dia dos atentados terroristas
ao World Trade Center. A banda recebeu a sua primeira indicação para o Grammy
com a faixa "Disciple", embora o Grammy tenha premiado Tool, por
"Schism".
O atentado de 11
de setembro contra a América comprometeu a turnê européia de 2001, Tattoo the
Planet, que inicialmente estava previsto apresentações de Pantera, Static X,
Biohazard e Vision of Desorder. Datas foram canceladas ou adiadas devido às
restrições de vôo, com a maioria das bandas decidindo por se retirar, deixando
Slayer e Static X remanescentes para a parte européia da turnê. Pantera, Vision
of Disorder e Biohazard foram substituídos por Cradle of Filth e outras bandas
dependendo da localização; Amorphis, In Flames, Moonspell, Children of Bodom, e
Necrodeath. Na data da turnê em Birmingham, Inglaterra, somente se apresentaram
Slayer, Biohazard, Cradle of Filth e Raging Speedhorn. O baterista Bostaph
deixou a banda antes do Natal, em 2001, devido a uma lesão crônica no cotovelo
que iria dificultar a sua capacidade de tocar. A turnê God Hates Us All, do
Slayer estava inacabada, então King contatou o baterista original Lombardo, e
perguntou se ele gostaria de terminar o resto da turnê. Lombardo aceitou a
oferta, e ficou como membro permanente.
Slayer excursionou
tocando o Reign in Blood na sua totalidade durante toda a primavera de 2003,
sob o banner da turnê Still Reigning. Quando tocou o final de sua música
"Raining Blood" a banda foi banhada por uma chuva de sangue falso. A
filmagem disto foi gravada no Augusta Civic Center, em Augusta, Maine, em 11 de
julho de 2004, e lançado no mesmo ano como o DVD Still Reigning. A banda também
lançou War at Warfield e um box, Soundtrack to the Apocalypse, com raridades,
CDs e DVDs com apresentações ao vivo e várias produtos da banda.
De 2002 até 2004 a
banda realizou mais de 250 shows, liderando grandes festivais musicais
incluindo H82k2, Summer Tour, Ozzfest 2004, o Download Festival e uma turnê
européia com o Slipknot. Enquanto se preparava para o Download Festival, na
Inglaterra, o baterista do Metallica, Lars Ulrich, foi levado para o hospital
com uma misteriosa doença, e ficou impossibilitado de tocar. O vocalista do
Metallica, James Hetfield procurou por voluntários no último minuto, para
substituir Ulrich, e acabou optando tanto por Lombardo, tocando
"Battery" e "The Four Horsemen", como pelo baterista do
Slipknot, Joey Jordison.
Christ Illusion
(2006-2008)
O álbum Christ
Illusion estava inicialmente previsto para lançamento em 6 de junho de 2006, e
seria o primeiro álbum com o baterista original Lombardo desde Seasons in the
Abyss, de 1990. No entanto, a banda decidiu adiar o lançamento do registro por
que eles não queriam estar entre os muitos, de acordo com King,
"semi-idiotas, bandas perdedoras estúpidas fudidas" lançou a gravação
em 6 de junho, embora o jornal USA Today tenha relatado que a ideia foi frustrada
porque a banda não conseguiu garantir tempo suficiente no estúdio de gravação.
Em vez disso, o Slayer lançou Eternal Pyre, em 6 de junho, como um EP em edição
limitada. Eternal Pyre apresentava a canção "Cult", uma apresentação
ao vivo de "War Ensemble", na Alemanha, imagens de um vídeo da banda
gravando "Cult", e um vídeo de cinco minutos uma fã do Slayer
talhando o nome da banda em seu antebraço. Cinco mil exemplares foram
distribuídos e vendidos exclusivamente através da cadeia de lojas Hot Topic, e
vendido em poucas horas do lançamento. Em 30 de junho, a gravadora Nuclear
Blast lançou um vinil de 7 com uma figura ilustrada como versão limitada a um
milhar de exemplares.
Christ Illusion
foi lançado em 8 de agosto de 2006, e estreou em 5º lugar no Billboard 200,
vendendo mais de 62.000 cópias em sua primeira semana. O álbum foi a posição
mais alta do Slayer, melhorando a sua melhor posição anterior com o álbum
Divine Intervention, que tinha estreado em 8°. No entanto, apesar do seu
elevado posicionamento, o álbum caiu para # 44 na semana seguinte. Três semanas
após o lançamento do álbum o Slayer entrou para o Hall da Fama da revista
Kerrang! pela sua influência para a cena heavy metal.
A turnê mundial
chamada The Unholy Alliance, foi realizada para promover o novo álbum. A turnê
de lançamento foi inicialmente marcada para 6 de junho, mas foi adiada para 10
de junho pois Araya tinha de ser submetido a uma cirurgia na vesícula biliar. Bandas como In
Flames, Mastodon, Children of Bodom, Lamb of God e Thine Eyes Bleed (com o
irmão de Araya, Johnny) acompanharam o Slayer. A turnê fez o seu caminho através da Europa e
América, e as bandas que participaram, além de Thine Eyes Bleed, reunido para
se apresentar no Loud Park Festival, no Japão, em 15 de outubro de 2006.
O vídeo para o
primeiro single do álbum, "Eyes of the Insane", foi lançado em 30 de
outubro de 2006. A faixa foi apresentada na trilha sonora do filme Saw III (em
português Jogos Mortais 3), e ganhou um prêmio Grammy pela "Melhor
Desempenho de Metal" no 49º Grammy Awards, apesar da banda não poder
comparecer devido às obrigações da turnê. Uma semana depois, a banda visitou o
52º Esquadrão de Serviços localizado na Base da Força Aérea dos EUA em
Spangdahlem, na Alemanha para fazer um show. Esta foi à primeira visita da
banda em uma base militar. A banda fez sua primeira aparição em uma rede de
televisão no programa Jimmy Kimmel Live!, em 19 de janeiro, tocando a canção
"Eyes of Insane", e mais quatro canções para fãs após o show (apesar
da filmagem de "Jihad" ter sido cortada devido a sua letra
controversa). Excursionaram na Austrália e na Nova Zelândia, com o Mastodon, em
abril, e apareceram no Download Festival, Rock Am Ring, e uma turnê de verão
com Marilyn Manson e Bleeding Through.
A banda lançou uma
edição especial de Christ Illusion que apresentava uma nova arte na capa e uma
faixa bônus, "Final Six", que lhe rendeu um prêmio Grammy pelo
"Melhor Desempenho de Metal". Esta é a segunda premiação consecutiva
da banda nesta categoria. Em uma entrevista com a revista Worcester, Araya esta
incerto sobre o futuro da banda, e que ele não consegue se ver continuando a
carreira com mais idade. Araya também declarou que, quando a banda finalizar
sua próxima gravação, que será a última em seu contrato, a banda teria de
"sentar e discutir o futuro". Em uma entrevista com Yebo TV, Hanneman
afirmou que já começou escrevendo três canções para o próximo álbum. O autor
Joel McIver está adicionando os retoques finais a uma biografia sobre o Slayer
de 400 páginas intitulada The Bloody Reign of Slayer, que estará disponível em
junho de 2009.
World Painted
Blood (2009-atualmente)
O Slayer lançou
mundialmente no dia 2 de Novembro de 2009, seu 11º álbum de estúdio, World
Painted Blood, produzido por Rick Rubin, o mesmo que trabalhou no último disco
do Metallica em 2008. Em Maio de 2009, Kerry King disse do álbum: "Eu acho
que este tem um pouco de tudo - mais do que qualquer coisa que nós fizemos
desde Seasons. Então, eu imagino que as pessoas o vão comparar com esse".
Em maio de 2010,
eles participaram do Sonisphere Festival na Bulgária, ao lado dos outros 3
grandes do Thrash, uma banda tocando após a outra. Posteriormente esse show foi
gravado em DVD e lançado sob o nome de "Big Four". O Slayer tocou
seus clássicos antigos e também músicas do novo CD como "World Painted
Blood" e "Beauty Through Order", num total de 12 sons.
Em fevereiro de
2011, Jeff Hanneman foi acometido por uma infecção em seu ombro (por uma picada
de aranha) e teve de ser operado. Como a banda não podia desmarcar seus shows,
foi recrutado o guitarrista Gary Holt, do Exodus, para substituí-lo. No iníco
de abril, Gary teve de voltar ao Exodus para participar da turnê de sua banda,
e Pat O'Brien (Cannibal Corpse) tomou a segunda guitarra.
A banda recentemente
anunciou que em Dezembro de 2012 será lançado o albúm sucessor de World Painted
Blood, cujo nome ainda não foi revelado.
Membros
Formação atual
• Tom Araya – baixo, vocal
(1982–atualmente)
• Jeff Hanneman – guitarra
(1981–atualmente)
• Kerry King – guitarra
(1981–atualmente)
• Dave Lombardo – bateria (1982–1986,
1987–1992, 2001–atualmente)
Ao vivo
• Gary Holt – guitarra
(2011–atualmente)
• Pat O'Brien – guitarra (2011)
Ex-membros
• Paul Bostaph – bateria (1992–1996,
1997–2001)
• Jon Dette – bateria (1996)
• Tony Scaglione – bateria (1986–1987,
ao vivo)
Discografia
Álbuns de estúdio
• Show No Mercy (1983)
• Hell
Awaits (1985)
• Reign
in Blood (1986)
• South
of Heaven (1988)
• Seasons
in the Abyss (1990)
• Divine
Intervention (1994)
• Undisputed
Attitude (1996)
• Diabolus
in Musica (1998)
• God
Hates Us All (2001)
• Christ
Illusion (2006)
• World Painted Blood (2009)
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