Nirvana foi uma
banda americana de rock formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo
baixista Krist Novoselic em Aberdeen em 1987. Vários bateristas passaram pelo
Nirvana, sendo o que mais tempo ficou na banda foi Dave Grohl, que entrou em
1990.
No final da década
de 1980 o Nirvana se estabeleceu como parte da cena grunge de Seattle, lançando
seu primeiro álbum, Bleach, pela gravadora independente Sub Pop em 1989. A
banda eventualmente chegou a desenvolver um som que se baseava em contrastes
dinâmicos, muitas vezes entre versos calmos e barulhentos, e refrões pesados.
Depois de assinar com a gravadora DGC Records, o grupo encontrou o sucesso
inesperado com "Smells Like Teen Spirit", o primeiro single do
segundo álbum da banda, Nevermind (1991). O sucesso repentino da banda
amplamente popularizou o rock alternativo como um todo, e como o vocalista da
banda, Cobain se encontrou referido na mídia como o "porta-voz de uma
geração", com o Nirvana sendo considerado a "principal banda" da
Geração X. O terceiro álbum de estúdio do Nirvana, In Utero (1993), desafiou a
audiência do grupo, apresentando um som abrasivo, menos mainstream.
A breve duração do
Nirvana terminou após o suicídio de Cobain em 1994, mas vários lançamentos
póstumos têm sido emitidos desde que, supervisionados por Novoselic, Grohl e
pela viúva de Cobain, Courtney Love. Desde a sua estreia, a banda já vendeu
mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo que 25 milhões foram
vendidos só no Estados Unidos (dados até 2002).
História
Cobain e Novoselic
conheceram-se quando estudavam na Aberdeen High, apenas de vista, de acordo com
Cobain. Os dois acabaram por se tornar amigos enquanto frequentavam ensaios do
Melvins (banda muito conhecida no cenário local). Cobain queria formar uma
banda com Novoselic, mas Novoselic não respondia à suas propostas, que incluía
entregar-lhe uma fita demo do projeto Fecal Matter. Três anos depois dos dois
se encontrarem pela primeira vez, Novoselic notifica Cobain que ele tinha
ouvido finalmente a demo do Fecal Matter que Cobain lhe tinha dado, e sugere
que eles comecem uma banda. Os dois recrutam Bob McFadden na bateria, mas
depois de um mês, o projeto desfaz-se. No inverno de 1987, Cobain e Novoselic
recrutam o baterista Aaron Burckhard. O trio ensaiava o material da demo do
Fecal Matter de Cobain, mas começaram a escrever o novo material logo após a
formação.
Durante os
primeiros meses, a banda passou por uma série de nomes, começando como Skid Row
e depois Pen Cap Chew, Bliss e Ted Ed Fred. O grupo finalmente estabeleceu-se
como Nirvana, que Cobain disse que foi escolhido porque "eu queria um nome
que fosse uma espécie de bonito ou agradável e bonito em vez de um nome punk
rock mesquinho, obsceno como Angry Samoans". Com Novoselic e Cobain
tendo-se mudado para Tacoma e Olympia, respectivamente, os dois perderam
contacto temporariamente com Burckhard. Os dois, como alternativa, ensaiavam
com Dale Crover do Melvins, e Nirvana gravava as suas primeiras demos em
janeiro de 1988. No início de 1988, Crover muda-se para São Francisco mas
recomenda Dave Foster para a banda como seu substituto na bateria. A ocupação
de Foster com o Nirvana durou apenas alguns meses; durante um breve período na
prisão, ele foi substituído pelo retorno de Burckhard, que ele mesmo não
permaneceu na banda depois de contar a Cobain que estava de ressaca para
ensaiar num dia. Cobain e Novoselic colocaram um anúncio na publicação musical
de Seattle The Rocket procurando por um baterista substituto no qual só conseguiram
respostas insatisfatórias. Enquanto isso, um amigo em comum apresentou-os Chad
Channing, e os três músicos concordaram em tocar juntos. Channing continuava a
tocar com Cobain e Novoselic, embora o baterista tivesse comentado: "Eles
nunca realmente disseram: 'Ok, você está dentro.'", e ele fazia o seu
primeiro show com a banda em maio.
Primeiros
lançamentos
O Nirvana lançou o
seu primeiro single, "Love Buzz", em novembro de 1988 pela gravadora
independente Sub Pop, de Seattle. No mês seguinte, a banda começou a gravar o
seu álbum de estreia, Bleach, com o produtor local Jack Endino. Bleach foi
extremamente influenciado pelo rock pesado do Melvins e do Mudhoney, pelo punk
rock da década de 1980, e pelo heavy metal do Black Sabbath da década de 1970.
Novoselic disse em uma entrevista de 2001 com a Rolling Stone que a banda tinha
tocado uma fita em sua van durante a turnê que tinha de um lado um álbum do The
Smithereens e do outro um álbum da banda de black metal Celtic Frost, e notou
que a combinação, provavelmente, teve uma influência também. O dinheiro para as
sessões de gravação de Bleach, listado como US$ 606,17 no álbum, foi fornecido
por Jason Everman. Everman foi posteriormente trazido para a banda como um
segundo guitarrista. Embora Everman realmente não tocou no álbum, ele recebeu
um crédito em Bleach porque, de acordo com Novoselic, eles "queriam que
ele se sentisse mais a vontade na banda". Pouco antes do lançamento do
álbum, o Nirvana insistiu em assinar um contrato mais extenso com a gravadora,
tornando o grupo a primeira banda a fazer isso com a gravadora.
Após o lançamento
de Bleach em junho de 1989, o Nirvana embarcou em sua primeira turnê nacional,
e o álbum se tornou o preferido das estações de rádio universitárias
nacionalmente. Devido ao crescente descontentamento com Everman ao longo da
turnê, o Nirvana cancelou as últimas datas e voltou para Washington. Ninguém
disse a Everman que ele foi demitido na hora, embora mais tarde Everman afirmar
que ele de fato deixou o grupo. Apesar da Sub Pop não promover Bleach tanto
quanto os outros lançamentos, ele foi um vendedor estável, e obteve vendas
iniciais de 40,000 cópias.Contudo, Cobain estava chateado pela ausência da
promoção e distribuição do álbum pela gravadora.No final de 1989, a banda gravou
o EP Blew com o produtor Steve Fisk.
Em uma entrevista
no final de 1989, Cobain notou que a música da banda estava mudando. Ele disse:
"As canções iniciais eram realmente bravas ... Mas com o passar do tempo
as canções vão ficando mais pop e mais pop como eu fico mais feliz e mais
feliz. As canções são sobre os conflitos nos relacionamentos, coisas emocionais
com outros seres humanos." Em abril de 1990, a banda começou a trabalhar
com o produtor Butch Vig no Smart Studios em Madison, Wisconsin, na gravação
para o seguimento de Bleach. Durante as sessões, Cobain e Novoselic se
desencantaram com Channing na bateria, e ele expressou frustração em não estar
ativamente envolvido nas composições. Como os bootlegs das demos do Nirvana com
Vig começaram a circular na indústria musical e a chamar a atenção das grandes
gravadoras, Channing deixou a banda. Em julho deste ano, a banda gravou o
single "Sliver" com o baterista do Mudhoney, Dan Peters. O Nirvana
pediu a Dale Crover para tocar bateria por umas sete datas na turnê americana
da costa oeste com o Sonic Youth em agosto. Em setembro de 1990, Buzz Osborne
do Melvins apresentou a banda a Dave Grohl, que estava procurando por uma nova
banda após a separação da banda de hardcore punk Scream, de Washington. Poucos
dias após chegar em Seattle, Novoselic e Cobain fizeram um teste com Grohl, com
Novoselic mais tarde declarando: "Nós sabíamos em dois minutos que ele era
o baterista certo."
Sucesso
Descontente com a
Sub Pop e com as sessões da Smart Studios gerando juros, o Nirvana decidiu
procurar um acordo com uma grande gravadora desde que nenhuma gravadora indie
pudesse comprar o grupo fora do seu contrato. Seguindo as recomendações
repetidas de Kim Gordon do Sonic Youth, o Nirvana assinou com a DGC Records em
1990. A banda subsequentemente começou a gravar o seu primeiro álbum com uma
grande gravadora, Nevermind. O grupo foi oferecido a vários produtores, mas
acabou sendo escolhido por Butch Vig. Ao invés de gravar no estúdio Vig's
Madison como eles fizeram em 1990, a produção se deslocou para o Sound City
Studios em Van Nuys, Califórnia. Durante dois meses, a banda trabalhou com uma
variedade de canções em seu catálogo. Algumas das canções, como "In
Bloom" e "Breed", tinham estado no repertório do Nirvana há
anos, enquanto outras, incluindo "On a Plain" e "Stay
Away", faltavam terminar a letra até meio caminho através do processo de
gravação. Após as sessões de gravação forem concluídas, Vig e a banda começaram
a mixar o álbum. No entanto, as sessões de gravação tiveram atrasos e as
mixagens resultantes foram consideradas insatisfatórias. O mixador do Slayer,
Andy Wallace, foi trazido para criar a mixagem final. Após o lançamento do
álbum, os membros do Nirvana expressaram insatisfação com o som polido que o
mixador tinha dado a Nevermind.
Inicialmente, a
DGC Records estava esperando vender 250,000 cópias de Nevermind, que era o
mesmo nível que tinha alcançado com o álbum Goo, do Sonic Youth. No entanto, o
primeiro single do álbum, "Smells Like Teen Spirit", rapidamente
ganhou força, em parte, graças a significativa transmissão do videoclipe da
canção na MTV. Como a banda fez turnê pela Europa durante o final de 1991, ela
descobriu que seus shows eram perigosamente sobrevendidos, na qual equipes de
televisão estavam se tornando uma presença constante no palco, e que
"Smells Like Teen Spirit" foi quase onipresente no rádio e na
televisão musical. No Natal de 1991, Nevermind vendia 400,000 cópias por semana
nos EUA. Em janeiro de 1992, o álbum tirou o álbum Dangerous do Michael Jackson
do 1º lugar das paradas de álbuns da Billboard, e também liderou as paradas em
vários outros países. No mês que Nevermind alcançou o 1º lugar, a Billboard
proclamou: "Nirvana é aquela banda rara que tem tudo: aclamação da
crítica, o respeito da indústria, o apelo pop da rádio e uma base sólida de
rock universitário/alternativo." O álbum viria a vender mais de 8.5
milhões de cópias nos Estados Unidos.
Citando exaustão,
o Nirvana decidiu não realizar mais uma turnê americana em apoio ao Nevermind,
em vez disso, optando por fazer apenas algumas apresentações no final daquele
ano. Em março de 1992, Cobain tentava reorganizar os direitos de composição da
banda (que até a esse ponto tinha sido dividido em partes iguais) para que eles
fossem mais representativos do fato de que ele escreveu a maioria das músicas.
Grohl e Novoselic não se opuseram ao pedido de Cobain, mas quando o vocalista
pediu para que o acordo fosse retroativo ao lançamento de Nevermind, os
desentendimentos entre os dois lados afirmados quase separou a banda. Após uma
semana de tensão, Cobain acabou por receber uma parcela retroativa
compartilhada dos 75% dos direitos, e os sentimentos ruins sobre a situação
permaneceram com o grupo mais tarde. Em meio a rumores de que a banda estava se
separando devido à saúde de Cobain, o Nirvana encabeçou a noite de encerramento
do Reading Festival na Inglaterra em 1992, quando Cobain pessoalmente programou
a formação da apresentação. A apresentação do Nirvana no Reading é muitas vezes
considerada pela imprensa como uma das mais memoráveis da carreira do grupo.
Poucos dias depois, o Nirvana se apresentou no MTV Video Music Awards onde,
apesar da recusa da rede de permitir que a banda tocasse sua nova canção,
"Rape Me", durante a transmissão, Cobain dedilhou e cantou as
primeiras partes da canção antes de entrar "Lithium". Na cerimônia, a
banda recebeu prêmios nas categorias "Melhor Vídeo Alternativo" e
"Artista Revelação".
A DGC esperava ter
um novo álbum do Nirvana pela banda pronto para o lançamento no final de 1992;
já que trabalhar nele prosseguia lentamente, a gravadora lançou a coletânea
Incesticide em dezembro de 1992. Uma ousada ligação entre a DGC e a Sub Pop, o
Incesticide coletava várias gravações raras do Nirvana e se destinava a fornecer
o material para um melhor preço e em melhor qualidade do que estava disponível
através das cópias bootleg. Como Nevermind tinha saído a 15 meses e tinha
lançado um novo single, "In Bloom", a essa altura, a Geffen/DGC optou
por não promover pesadamente Incesticide, que foi certificado ouro pela
Recording Industry Association of America em fevereiro do ano seguinte.
In Utero, últimos
meses e a morte de Cobain
Em fevereiro de
1993, o Nirvana lançou "Puss"/"Oh, the Guilt", um split
single com o The Jesus Lizard, pela gravadora independente Touch & Go.
Entretanto, o grupo escolheu Steve Albini, que tinha uma reputação como um
principista e opinativo individual na cena da música independente americana,
para gravar seu terceiro álbum. Embora tenham havido especulações de que a
banda escolheu Albini para gravar o álbum devido às suas credenciais
underground, Cobain insistiu que o som de Albini era simplesmente o que ele
sempre quis que o Nirvana tivesse: uma gravação "natural" sem camadas
de trapaças do estúdio. O Nirvana viajou para o Pachyderm Studio em Cannon
Falls, Minnesota, naquele fevereiro para gravar o álbum. As sessões com Albini
foram produtivas e notavelmente rápidas, e o álbum foi gravado e mixado em duas
semanas com um custo de US$ 25,000.
Várias semanas
após o término das sessões de gravação, histórias correram no Chicago Tribune e
no Newsweek que citavam fontes alegando que a DGC considerava o álbum "não
lançável". Como resultado, os fãs começaram a acreditar que a visão
criativa da banda poderia ser comprometida pela sua gravadora. Embora as
histórias sobre a DGC arquivar o álbum não fossem verdadeiras, a banda
realmente estava descontente com certos apectos das mixagens de Albini.
Especificamente, eles achavam que os níveis do baixo estavam muito baixos, e
Cobain sentiu que "Heart-Shaped Box" e "All Apologies" não
soavam "perfeitamente". O produtor de longa-data do R.E.M., Scott
Litt, foi chamado para ajudar a remixar essas duas canções, com Cobain
acrescentando instrumentação adicional e vocais de apoio.
In Utero estreou
no 1º lugar na parada de álbuns da Billboard 200 em setembro de 1993.
Christopher John Farley da Time, escreveu em sua análise do álbum que:
"Apesar do receio de alguns fãs de música alternativa, o Nirvana não se
voltou para o mainstream, embora esse novo álbum potente possa novamente forçar
o mainstream a vir para o Nirvana." In Utero passou a vender quatro
milhões de cópias nos Estados Unidos. Naquele mês de outubro, o Nirvana
embarcou em sua primeira turnê nos Estados Unidos em dois anos. Para a turnê, a
banda adicionou Pat Smear da banda de punk rock The Germs como um segundo
guitarrista. Em novembro de 1993, o Nirvana gravou uma performance para o
programa de televisão MTV Unplugged. Aumentada por Smear e pela celista Lori
Goldston, a banda procurou se desviar da típica abordagem do show, optando por
não tocar suas canções mais reconhecidas. Em vez disso, o Nirvana tocou
diversas covers, e convidou Cris e Curt Kirkwood do Meat Puppets para se juntar
ao grupo para tocar três de suas canções.
No início de 1994,
a banda embarcou em uma turnê europeia. Em Roma, na manhã de 4 de março, a
esposa de Cobain, Courtney Love, encontrou Cobain inconsciente em seu quarto de
hotel e ele foi levado às pressas para o hospital. Um médico do hospital disse
em uma conferência de imprensa que Cobain tinha reagido a uma combinação
prescrita como Rohypnol e álcool. O resto da turnê foi cancelada, inclusive uma
prevista para o Reino Unido. Nas semanas seguintes, o vício de Cobain em
heroína ressurgiu. Uma intervenção foi organizada, e Cobain foi convencido a
admitir-se para a reabilitação de drogas. Após menos de uma semana na
reabilitação, Cobain pula o muro da instalação e pega um avião de volta para
Seattle. Uma semana depois, na sexta-feira, 8 de abril de 1994, Cobain foi
encontrado morto com uma espingarda auto-infligida à cabeça em sua casa em
Seattle.
Consequência e
lançamentos póstumos
Em agosto de 1994,
a DGC anunciou que um álbum duplo chamado Verse Chorus Verse teria o material
ao vivo de toda a carreira do grupo em um CD e sua performance no MTV Unplugged
em outro, estava previsto para ser lançado em novembro. No entanto, Novoselic e
Grohl se encontraram montando o material ao vivo logo após a morte de Cobain,
sendo emocionalmente esmagador. Com parte da carreira ao vivo adiada, o MTV
Unplugged in New York estreou no 1º lugar nas paradas da Billboard sobre o seu
lançamento em novembro de 1994. Poucas semanas depois, o primeiro vídeo
completo da banda, Live! Tonight! Sold Out!!, foi lançado. No ano seguinte, o
MTV Unplugged in New York deu ao Nirvana um Grammy Award por "Melhor Álbum
de Música Alternativa". Em 1996, a DGC finalmente lançou um álbum ao vivo
do Nirvana, From the Muddy Banks of the Wishkah, que se tornou o terceiro
lançamento do Nirvana em uma fileira de estreia no topo das paradas de álbuns
da Billboard.
Em 1997,
Novoselic, Grohl e Courtney Love formaram uma sociedade de responsabilidade
limitada, o Nirvana LLC, para supervisionar todos os projetos relacionados ao
Nirvana. Um box set com 45 faixas de raridades do Nirvana estava programado
para ser lançado em outubro de 2001. No entanto, pouco tempo antes da data de
lançamento, Love entrou com uma ação para dissolver o Nirvana LLC, e uma
liminar foi emitida impedindo o lançamento de qualquer material novo do Nirvana
até que o caso fosse resolvido. Love alegou que Cobain foi a banda, que Grohl e
Novoselic eram secundários e que ela assinou o acordo de parceria originalmente
sob maus conselhos. Grohl e Novoselic rebateram, pedindo ao tribunal que
removesse Love da parceria e que substituísse ela por outro representante do
patrimônio de Cobain.
Um dia antes, o
processo foi definido para ir a julgamento em outubro de 2002, Love, Novoselic
e Grohl anunciaram que tinham chegado a um acordo. O acordo abriu caminho para
o lançamento da coletânea Nirvana, que contou com a faixa inédita "You
Know You're Right", a última canção do Nirvana gravada antes da morte de
Cobain. O Nirvana foi lançado no final desse mês, estreando no 3º lugar na
parada de álbuns da Billboard. O box set, With the Lights Out, foi finalmente
lançado em novembro de 2004. O lançamento contém uma grande variedade das
primeiras demos de Cobain, gravações de ensaios e faixas ao vivo gravadas ao
longo da história da banda. Sliver: The Best of the Box, que contém 19 faixas
do box set, apresenta três faixas inéditas, foi lançado no final de 2005.
Em abril de 2006,
Love anunciou que ela tinha arranjado para vender 25% de sua participação no
catálogo de música do Nirvana, em um negócio estimado em 50 milhões de dólares.
A parte da publicação do Nirvana foi comprada pela Primary Wave Music, que foi
fundada por Larry Mestel, um ex-CEO da Virgin Records. Em uma declaração anexa,
Love tentou assegurar a base de fãs do Nirvana que a música não seria simplesmente
licenciada para a melhor oferta, acrescentando que: "Nós vamos permanecer
muito elegantes e fiéis ao espírito do Nirvana, enquanto levamos a música a
lugares que nunca ela esteve antes." Outros lançamentos desde então foram
feitos. Isso inclui os lançamentos do DVD Live! Tonight! Sold Out!! em 2006, e
da versão completa sem cortes do MTV Unplugged in New York em 2007. A
performance da banda no Reading Festival de 1992 foi lançada em ambos CD e DVD
como Live at Reading em novembro de 2009. No mesmo mês, a Sub Pop lançou uma
edição comemorativa de luxo dos 20 anos de Bleach, que inclui um show inédito
ao vivo de 1990.
Pós-Nirvana
O Nirvana terminou
oficialmente após a morte de Cobain. Depois da separação da banda, Dave Grohl e
Krist Novoselic continuaram musicalmente ativos. Grohl formou o Foo Fighters,
onde ele é vocalista, guitarrista e compositor, sendo o principal membro da
banda. O Foo Fighters se tornou o seu principal projeto, tendo lançado vários
álbuns com ele ao longo dos anos. O álbum In Your Honor de 2005 do Foo Fighters
apresenta uma canção chamada "Friend of a Friend", composta por Grohl
em 1990 sobre os primeiros encontros com Kurt Cobain e Krist Novoselic. Além do
envolvimento no Foo Fighters, Grohl também tocou bateria para várias bandas,
incluindo Tom Petty and the Heartbreakers, Queens of the Stone Age e Tenacious
D.Em 2009, Grohl, Josh Homme, vocalista e guitarrista do Queens of the Stone
Age, e John Paul Jones, baixista do Led Zeppelin, formaram o Them Crooked
Vultures.
Novoselic formou
algumas bandas depois da separação do Nirvana. Ele inicialmente formou a Sweet
75 e mais tarde a Eyes Adrift, com Curt Kirkwood, do Meat Puppets, e Bud Gaugh,
do Sublime. Ele apareceu também na banda No WTO Combo, ao lado de Kim Thayil,
do Soundgarden, e Jello Biafra, do Dead Kennedys. Foi membro da banda Flipper
de 2006 a 2008. Novoselic tornou-se também um ativista político e fundou um
comitê político chamado JAMPAC (Joint Artists and Musicians Political Action
Committee) para apoiar os direitos dos músicos. Ele também escreveu um livro,
chamado Of Grunge and Government: Let's Fix this Broken Democracy!, publicado
em 2004, que cobre tanto o seu passado musical como a sua carreira política.
Em 2004, Grohl e
Novoselic apareceram em cena para apoiar a candidatura de John Kerry à
presidência dos Estados Unidos. Em 2010, o Foo Fighters realizou um concerto
secreto em Los Angeles e Grohl chamou Novoselic e Pat Smear para tocarem
"Marigold", uma antiga canção escrita por Grohl e que aparece como
uma B-side no single "Heart-Shaped Box" do Nirvana. Novoselic também
participa do álbum Wasting Light do Foo Fighters, na canção "I Should Have
Known". "É isso que amigos fazem", disse Grohl em uma entrevista
à Rolling Stone.
Estilo musical
Cobain descreveu o
som do Nirvana quando ele começou como "uma imitação do Gang of Four e do
Scratch Acid". Quando o Nirvana gravou Bleach, Cobain sentiu que ele tinha
que se adequar às expectativas do som grunge da Sub Pop para construir uma base
de fãs e, portanto, reprimiu suas características de composição artísticas e
pop durante a elaboração da gravação a favor de um som mais rock. O biógrafo do
Nirvana, Michael Azerrad, argumentou: "Ironicamente, foi a restrição do
som da Sub Pop que ajudou a banda a encontrar a sua identidade musical".
Azerrad declarou que, ao reconhecer que seus membros tinham crescido ouvindo
Black Sabbath e Aerosmith, a banda foi capaz de passar para o seu som inicial
derivado.
Cobain procurou
misturar sons musicais pesados e pop; ele comentou: "Eu queria ser
totalmente Led Zeppelin de uma maneira e então ser totalmente extremo punk rock
e, em seguida, fazer canções realmente pop sem personalidade". Quando
Cobain ouviu o álbum do Pixies, Surfer Rosa (1988), após gravar Bleach, ele
sentiu que tinha o som que ele queria atingir, mas até então era muito imitado
tentar. A popularidade subsequente do Pixies encorajou Cobain a seguir seus
instintos como um compositor.
O Nirvana
utilizava mudanças dinâmicas que passavam de calmas para barulhentas.Tal como o
Pixies, o Nirvana mudou entre "poupar os encaixes de baixo-e-bateria e
explosões apresentadas de guitarra e vocais gritando". Perto do fim da sua
vida, Cobain notou que a banda tornou-se entediada com a fórmula,
encontrando-se limitada, mas expressou dúvidas de que a banda era qualificada o
suficiente para tentar outra dinâmica. O estilo da guitarra rítmica de Cobain,
que se baseava em acordes poderosos, riffs de nota baixa, e uma técnica com a
mão direita solta, apresentava os principais componentes para as canções da
banda. Cobain costumava tocar inicialmente um riff verso de uma canção em um
tom limpo, então dobrava ele com guitarras distorcidas quando ele repetia a
parte. Cobain raramente fazia solos de guitarra padrão, optando por fazer
ligeiras variações na melodia da canção como linhas de uma única nota. Os solos
de Cobain eram em sua maioria baseados no blues e fora de sintonia, os quais o
escritor musical Jon Chappell descreveu como "quase uma paródia
iconoclasta da quebra tradicional instrumental".
A bateria de Grohl
"levou o som do Nirvana para um novo nível de intensidade".Azerrad
afirmou que a "poderosa bateria de Grohl impulsionou a banda a um plano
inteiramente novo, tanto visual como musicalmente", acrescentando que:
"Apesar de Dave ser um 'basher' impiedoso, suas partes também são
distintamente musicais — não seria difícil descobrir qual a canção que estava
tocando, mesmo sem o resto da música."
Durante as
performances ao vivo, Cobain e Novoselic sempre sintonizavam suas guitarras
para Mi bemol. Cobain disse: "Nós tocamos de modo difícil, não podemos
ajustar nossas guitarras rápido o suficiente." A banda costumava destruir
seu equipamento após os shows. Novoselic disse que ele e Cobain criaram essa
"coisa" para sair do palco mais cedo. Cobain afirmou que isso começou
como uma expressão de sua frustração com Chad Channing cometendo erros e
desistindo inteiramente durante as apresentações.
Composições e
letras
Everett True disse
em 1989: "as canções do Nirvana tratam o banal e o vulgar com um
"esguelho" original." Cobain apareceu com os componentes básicos
de cada canção (geralmente compondo-as em um violão), bem como o estilo de
cantar e as letras. Ele enfatizou que Novoselic e Grohl "tiveram um papel
importante em decidir sobre quanto tempo uma canção deveria ter e quantas
partes deveria possuir. Então, eu não gosto de ser considerado o único
compositor." Quando perguntaram qual a parte das canções que ele
escreveria primeiro, Cobain respondeu: "Eu não sei. Eu realmente não sei.
Eu acho que começo com o verso e depois vou para o refrão."
Cobain normalmente
escrevia as letras para as canções minutos antes de gravá-las.Cobain disse:
"Quando escrevo uma canção, a letra é o assunto menos importante. Eu posso
passar dois ou três assuntos diferentes em uma canção e o título pode
significar absolutamente nada em todos." Cobain disse a Spin em 1993 que
ele "não deu a mínima" para o que as letras em Bleach se tratavam,
figurando: "Vamos apenas gritar algumas letras negativas e contanto que
elas não sejam sexistas e não ficarem muito constrangedoras, tudo ficará
bem", enquanto as letras de Nevermind foram retiradas de dois anos de
poesia que ele tinha acumulado, que ele retirou e escolheu as linhas que ele
preferiu. Em comparação, Cobain afirmou que as letras de In Utero foram
"mais focalizadas, elas são praticamente baseadas nos temas".
Legado
Stephen Thomas
Erlewine escreveu que antes do Nirvana, "a música alternativa foi
consignada para seções especializadas de lojas de discos, e as grandes
gravadoras consideravam ser, no máximo, um imposto". Após o lançamento de
Nevermind, "nada era a mesma coisa, para melhor ou para pior". O
sucesso de Nevermind não só popularizou o grunge, mas também estabeleceu
"a viabilidade comercial e cultural do rock alternativo em geral".
Embora outras bandas alternativas tenham tido seus sucessos antes, o Nirvana
"quebrou as portas eternamente", de acordo com Erlewine. Erlewine
afirmou ainda que a descoberta do Nirvana "não eliminou o
underground", mas "simplesmente lhe deu mais exposição". Em
1992, Jon Pareles do The New York Times relatou que a descoberta do Nirvana
havia feito outros na impaciente cena alternativa alcançarem o sucesso
semelhante, notando: "Subitamente, todas as apostas estão fora. Ninguém
teve a trajetória interna na qual dezenas, talvez centenas, de bandas teimosas,
barulhentas e desleixadas pudessem apelar próximo a milhões caminhando em
centros comerciais". Os executivos das gravadoras ofereceram grandes
avanços e acordos de gravação às bandas, e as estratégias anteriores de
construir públicos para os grupos de rock alternativo havia sido substituída
pela oportunidade de conseguir popularidade no mainstream rapidamente.
Erlewine declarou
que a descoberta do Nirvana "popularizou a então chamada 'Geração X' e a
cultura 'preguiçosa'".Imediatamente após a morte de Cobain, inúmeras
manchetes se referiram ao vocalista do Nirvana como "a voz de uma
geração", embora ele tenha rejeitado tal rotulagem durante a sua vida.
Refletindo sobre a morte de Cobain mais de dez anos mais tarde, Eric Olsen da
MSNBC escreveu: "Na década intervindo, Cobain, um homem pequeno, frágil,
mas bonito na vida, tornou-se um ícone abstrato da Geração X, visto por muitos
como a 'última estrela verdadeira do rock' [. . .] um messias e mártir cuja
cada expressão tem sido roubada e analisada".
Membros
• Kurt Cobain – compositor, guitarra,
vocal (1987–1994)
• Krist Novoselic – baixo, compositor,
(1987–1994)
• Dave Grohl – bateria, compositor,
vocal de apoio (1990–1994)
Ex-membros
• Aaron Burckhard – bateria (1987–1988)
• Dale Crover – bateria (1988, 1990)
• Dave Foster – bateria (1988)
• Chad
Channing – bateria (1988–1990)
• Jason
Everman – guitarra (1989)
• Dan Peters – bateria (1990)
Membros das turnês
• "Big" John Duncan – guitarra
(1993)
• Pat Smear – guitarra, vocal de apoio
(1993–1994)
• Lori Goldston – violoncelo (1993–1994)
• Melora Creager – violoncelo (1994)
Discografia
Ver página anexa: Discografia de Nirvana
O Nirvana lançou
apenas três álbuns de estúdio, Bleach, Nevermind e In Utero acompanhados de
dois EPs, Blew e Hormoaning. Após a morte de Cobain, o Nirvana lançou três
álbuns ao vivo, sendo um acústico, o MTV Unplugged in New York. A banda lançou
várias coletâneas e box sets como Incesticide, Nirvana, With the Lights Out,
entre outras. O último lançamento póstumo do Nirvana foi uma coletânea chamada
Icon.
A banda possui
vinte e um singles, com os singles de maior sucesso sendo "Love
Buzz", "About a Girl", "Smells Like Teen Spirit", que
foi a canção de maior sucesso da história da banda, "Come as You
Are", "Lithium", "In Bloom", "Heart-Shaped
Box", "All Apologies/Rape Me", "Pennyroyal Tea" e
"You Know You're Right", que foi lançado após a morte de Cobain.
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