domingo, 2 de setembro de 2012

LORDI






Lordi é uma banda de hard rock proveniente de Helsinki, Finlândia. Existe desde 1996, mas só ficou conhecida em 2002, ficando mundialmente famosa depois de vencerem o Festival Eurovisão da Canção 2006 com o tema "Hard Rock Hallelujah".

A banda Lordi ganhou o Festival Eurovisão da Canção 2006 com uma pontuação recorde de 292 pontos, dando à Finlândia a sua primeira vitória no concurso. Os Lordi apareceram no MTV MovieAwards de 2006 em Copenhaga, quando Mr.Lordi apresentou o prémio de rock, eles também tocaram seu primeiro single, Hard Rock Hallelujah, fechando o ato. Lordi se apresentou no palco principal do Ozzfest 2007.

História
No início da década de 1990, Putaansuu tocava em uma pequena banda de Rovaniemi. Ele deixou-a quando os outros membros não concordaram com a introdução de elementos teatrais e um rock do mesmo estilo da banda Kiss. Em 1991, Putaansuu começou a produzir demos com o nome de Lordi, e continuou a fazê-lo por alguns anos. O resto dos membros se conheceram no ano de 1996, em Estocolmo, onde eles tinham ido ver Kiss tocar. Desde o início, eles queriam tocar com uma pirotecnia espetacular, estilo "monstro", isto junto com sua imagem de máscaras. Várias gravadoras recusaram a banda, algumas dizendo que eles deveriam tocar black metal se gostavam de máscaras. Finalmente, a gravadora BMG aceitou-os e seu primeiro álbum, Get Heavy, vendeu 40.000 cópias na Finlândia.

Caracterização
As máscaras de monstros e fantasias usados pela banda são feitos de espuma de látex. As máscaras foram feitas por partes, em seguida, colados um ao outro, pedaço por pedaço. Putaansuu mencionou que ainda possui algumas peças originais de 1996. Ele também disse que a caracterização lhes custou "algumas centenas de euros". Os membros da banda compõem suas próprias fantasias.

Os figurinos são tão integrados à imagem publicitária da banda que os membros se recusam a serem fotografados ou entrevistados sem eles, mesmo que em alguns casos isso cause desconforto. Lordi já deu entrevistas sem os trajes, mas ele sempre é filmado de costas de maneira com que não se consiga ver sua face.

Lordideclararou que seus trajes foram inspirados na banda Kiss. Os figurinos também são comparados à banda de Thrash Metal Gwar, que vestem roupas de látex em forma de monstros, semelhantes ao usado por Lordi, embora seus estilos musicais sejam completamente diferentes.

Desmascarados pela mídia
Apesar da abordagem rigorosa da banda em relação às suas máscaras, os jornais começaram a publicar várias fotos dos membros sem maquiagem. Em 15 de março de 2006, o tablóide finlandês Ilta-Sanomat publicou uma fotografia de Putaansuu (Mr. Lordi), em roupas civis, com o rosto parcialmente aparecendo. Lordi chamou isso um insulto para eles, e uma tentativa de destruir a imagem de "monstro" que trabalharam durante dez anos para criar.

Em 22 de maio de 2006, o Daily Mail publicou o que se acreditava ser uma foto antiga da banda sem a sua maquiagem ou máscaras. Mais tarde fora revelado que a banda da foto era na verdade ChildrenofBodom, uma banda completamente diferente. A foto foi reconhecida no site oficial de ChildrenofBodom. A foto de ErnaSiikavirta, que passou a participar como Enary, tecladista da banda fora publicada. No entanto, Enary deixou a banda em 2005, bem antes da vitória da banda Lordi no Eurovision e Awa entrou em seu lugar. No mesmo dia, Bild-Zeitung, um tablóide alemão, publicou o que eles divulgaram uma fotografia de Putaansuu sem sua máscara em sua seção "BildUncovered" com o título alemão "Ele é o monstro Grand Prix: Toda a Alemanha discute sobre os monstros mais feios". Posteriormente muitos outros tablóides e jornais europeus publicaram a mesma fotografia ou similares.

Em 24 de maio de 2006, a revista tablóide finlandês 7 P? IV? publicou uma foto do rosto de Lordi na primeira página, e dois dias depois, outro tablóide, Katso!, publicou fotos dos outros quatro membros da banda desmascarados. Ambas as revistas foram fortemente criticadas por seus leitores pela publicação dessas fotos, que levou à rápidas desculpas de ambas as revistas e as promessas de não publicar fotos de Lordi desmascarado mais.

Em 26 de maio de 2006, um vídeo foi exibido na televisão, na Lituânia. Ele apresentava quatro homens e uma mulher, vestida de preto, sentado à mesa no aeroporto de Atenas. Após alguns segundos, HeikkiPaasonen (comentarista da Eurovisão finlandês) em uma camisa de Lordi preto veio e ficou na frente da câmera, abrangendo a vista.

A máscara de Mr. Lordi foi vendida por mais de 6.000 e em um leilão.

Eurovisão da Canção 2006
Lordi representou a Finlândia na final do Festival Eurovisão da Canção 2006 com a canção "Hard Rock Hallelujah", após passar pela semifinal. A banda ganhou por uma margem significativa, marcando 292 pontos, 44 pontos sobre o segundo colocado DimaBilan, representando a Rússia, com a canção "NeverLetYouGo". Tendo sido votado por todos os países, excepto Albânia, Arménia e do Mónaco, Lordi teve o maior número de pontos para qualquer entrada em qualquer Festival Eurovisão da Canção já ocorrido. Eles receberam 12 pontos em oito países: Dinamarca, Estónia, Grécia, Islândia, Noruega, Polónia, Suécia e Reino Unido. Coincidentemente, Lordi também marcou 292 pontos na semifinal, realizada dois dias antes.

Polêmica
A escolha do Lordi para representar a Finlândia gerou alguma controvérsia, tanto na Finlândia quanto na Grécia.

Na Finlândia, a escolha foi criticada por algumas pessoas. Um grupo de líderes religiosos foram tão longe que chamaram o presidente Halonen para vetar sua entrada. Na Grécia, várias organizações estavam tentando impedir Lordi de competir. A presidente grega da união proprietária de restaurantes e bares, Sra. Niki Constantinou, fez um apelo em público direcionado para o povo da Finlândia e da Grécia para não permitir que Lordi entrasse no concurso, alegando que o grupo é satanista. Três outras organizações, na Grécia, iniciaram uma ação legal contra Lordi.

Lordi ele respondeu às acusações e estritamente negado satanismo. Ele disse que um grupo satanista não iria escrever músicas como "Hard Rock Hallelujah" ou "Devilis a Loser".

Apesar disso, ou talvez devido a controvérsia, a Grécia acabou atribuindo 12 pontos à Lordi, a maior pontuação possível, na disputa final. Alguns especulam que este seja um recuo dos jovens gregos contra os elementos conservadores em seu país, que haviam criticado Lordi.

Desde antes da Eurovisão, Lordi foi incorretamente identificado - nomeadamente através da imprensa - como uma banda de death metal.

Concerto em Helsinki
Para comemorar sua recente vitória no Festival Eurovisão da Canção, Lordi realizou um concerto público e gratuito, ao ar livre, na Praça do Mercado, em Helsínquia, na Finlândia, em 26 de maio de 2006. A banda realmente implicitamente prometeu este show para os finlandeses durante o placar no final da Eurovisão, em Atenas. Como se tornava cada vez mais claro que iriam ganhar, a banda Lordi segurou um cartaz dizendo "tavataanTorilla!" ( "Nos vemos na Praça do Mercado!") na frente das câmeras de TV.

O concerto começou às 18:00 horas, quatro bandas finlandesas abriram o show (todos contratados com SonyBMG): Kilpi, PMMP, Egotrippi e Happoradio. Lordi se apresentou às 21:00 horas e realizou seis canções:
          - Bringing Back theBallsto Rock
          - Blood Red Sandman
          - Devil is a Loser
          - It Snows in Hell
          - Would You Love a Monsterman?
          - Hard Rock Hallelujah

No concerto, a presidente da Finlândia, Tarja Halonen fez uma aparição oficial para dar uma chave de bronze e uma bandeira pelo trabalho exemplar dos finlandeses. O concerto foi assistido por mais de 90 mil pessoas em toda a Finlândia e até mesmo em outros países. O concerto foi o maior evento público do dia em Helsínquia. Nesta ocasião, o recorde mundial de maior número de pessoas cantando foi de cerca de 80.000 pessoas, cantando Hard Rock Hallelujah. O recorde anterior era detido por 50.000 fãs de rugby irlandês.

Membros
          "Mr.Lordi" - vocais (1996-)
          "Amen" - guitarra (1996-)
          "Ox" - baixo (2005-)
          "Awa" - teclado (2005-)
          "The Drummer" - bateria (2012-)

Antigos Membros
          "Otus" - bateria (2010 - 2012)
          "G-stealer" - bateria (1996-1999)
          "Magnum" - baixo (1999–2002)
          "Kalma" - baixo (2002–2005)
          "Enary" - teclado (1996–2005)
          "Kita" - bateria (2000-2010)

Discografia

Álbuns de estúdio
          2002 - Get Heavy
          2004 - The Monsterican Dream
          2006 - The Arockalypse
          2008 - Deadache
          2010 - BabezFor Breakfast

Coletâneas
          2005 - The Monster Show
          2009 - Zombilation – The Greatest Cuts

Singles
          2002 - "Would You Love a Monsterman?"
          2003 - "Devil Is A Loser"
          2004 - "Blood Red Sandman"
          2004 - "My Heaven Is Your Hell"
          2006 - "Hard Rock Hallelujah"
          2006 - "Who's Your Daddy?"
          2006 - "Would You Love a Monsterman"
          2006 - "It Snows in Hell"
          2007 - "They Only Come Out at Night"
          2008 - "Beast Loose in Paradise"
          2008 - "Bite It Like a Bulldog"
          2008 - "Deadache"
          2010 - "This is Heavy Metal"

Videografia

Clipes
          2002 - Would You Love a Monsterman?
          2003 - Devil is a Loser
          2004 - Blood Red Sandman
          2006 - Hard Rock Hallelujah
          2006 - Who's Your Daddy?
          2006 - Would You Love AMonsterman (versão 2006)
          2006 - It Snows In Hell
          2007 - Hard Rock Hallelujah (No CírculoÁrtico) - EdiçãoEurovisão
          2008 - Bite it like a bulldog
          2010 - This is Heavy Metal

DVDs
          2006 - Market Square Massacre
          2007 - Bringing Back The Balls To Stockholm - The Opening Night
          2007 - It Snows In Hell (clipe)

Filmografia
          2004 - The Kin
          2008 - DarkFloors

Nenhum comentário:

Postar um comentário