King Diamond, cujo
nome verdadeiro é Kim Bendix Petersen (Copenhaga, 14 de junho de 1956) é um
cantor dinamarquês de heavy metal, conhecido por sua extensão vocal, maquiagem
pesada e apresentações que são bastante teatrais. Sua primeira banda foi Black
Rose e em 1980 ele formou o grupo Mercyful Fate. Seus álbuns musicais sempre
contam histórias de horror, algumas baseadas em factos reais como é o caso do
álbum "The Eye".
A história de
todas as suas vozes é um pouco dramatizada. A estrutura de seu microfone é
feita com ossos humanos.
Recentemente, foi
anunciado no site oficial do lendário vocalista, por sua mulher Livia, que ele
sofreu um infarte do coração e fez uma cirurgia colocando 3 pontes de safena,
por suas veias estarem obstruídas. Sendo assim, King ficará alguns meses fora
das atividades.
Carreira solo
Início
King Diamond
começou sua carreira como o notório frontman do hoje cultuado, Mercyful Fate. A
banda gravou álbuns hoje considerados clássicos no início dos anos 80 antes da
separação motivada por diferenças musicais.
King Diamond
lançou a carreira solo em 1985 com o auxílio do ex-membros do Mercyful Fate
Michael Denner, guitarrista e do baixista Timi Hansen. Completavam a primeira
formação o guitarrista Andy LaRocque e o baterista Mikkey Dee. A banda gravou
um single chamado "No Presents For Christmas" e, logo em seguida,
lançaria seu primeiro LP: Fatal Portrait, gravado na primavera seguinte. O
álbum se tornou um hit entre a legião de fanáticos do Mercyful Fate que
percebeu que o legado vivia na mente obscura e aterradora de King.
Álbuns clássicos
No ano seguinte a
banda fez um álbum ainda melhor, Abigail, que tocava sobre muito mais do que os
temas de horror concebidos por King e sugeridos em seu debut. O álbum se tornou
um sucesso expandindo King muito além do que o Mercyful Fate havia atingido,
alcançando inclusive mais vendagem e exposição do que sua antiga banda. O
contratempo foi a saída do guitarrista Michael Denner, amizade de longa data,
que deixou a banda por alguns compromissos de turnê e foi substituído por um
curto período pelo ex-guitarrista do Madison, Michael Moon.
A banda foi
altamente aclamada por sua imaginação lírica, que foi melhor desenvolvida na
sua próxima e melhor excursão, "Them". O álbum era inteiramente
conceitual, e alguns achavam que poderia ser translado para uma grande novela
ou ainda melhor um filme. A ingenuidade do projeto tão bem consumado renderam a
King Diamond seu primeiro álbum a entrar na parada musical Top 100 da
Billboard. O grupo, agora incluindo novos membros como o guitarrista Pete Blakk
e o baixista Hal Patino, embarcou na sua turnê de maior sucesso até então,
partilhando o palco com atores que faziam diferentes papéis do citado disco.
Rapidamente
seguindo o sucesso e continuando a linha de história de "Them", King
Diamond gravou Conspiracy, álbum de 1989. O disco foi a última performance do
baterista Mikkey Dee (que mais tarde iria se juntar ao Motörhead) e dava inicio
do envolvimento de Snowy Shaw com King Diamond. Outra turnê bem sucedida foi
completada antes do grupo começar a trabalhar na sua próxima composição
musical, The Eye.
O álbum era outro
trabalho conceitual revolvendo o tema da perseguição do cristianismo durante os
anos. O álbum fez um explosivo debut e foi saudado com um clima de críticas e
controvérsias a favor e contra o tema. A banda começou a ter alguns problemas
com a sua gravadora (Roadrunner) enquanto a formação via King Diamond, a banda,
se dissolver, com apenas King e o guitarrista Andy LaRocque restando, e
posteriormente gravando para um novo selo.
Anos 90: reunião
com Mercyful Fate
Nesse meio tempo,
King ouviu algumas canções em que o guitarrista original do Mercyful Fate, Hank
Shermann, estava trabalhando, e que soavam como as verdadeiras raízes da banda.
Estas faixas inspiraram tanto King que o Mercyful Fate foi reformado em 1992
com a formação original com King nos vocais, Shermann e Michael Denner na
guitarra (que estava trabalhando junto com uma banda chamada Zoser Mez), Timi
Hansen no baixo e um novo baterista, Snowy Shaw. Entretanto, uma menção deve
ser feita: King nunca esqueceu seu projeto pessoal e sempre tencionou manter
ambas as bandas funcionando ainda que o guitarrista Andy LaRocque tocasse no
álbum do Death, "Individual Thought Patterns".
Cada banda foi
rapidamente contratada pela gravadora Metal Blade e o Mercyful Fate gravou o
fenomenal disco de volta, "In The Shadows". A reformada banda e seu
álbum foram recebidos com entusiástica resposta no prestigiado Dynamo Festival
na Holanda, um show com o Metallica na Dinamarca e uma farta vendagem de discos
nos Estados Unidos. Um compacto ao vivo, The Bell Witch, era uma lembrança das
excursões. O Mercyful Fate rapidamente aproveitou o barulho acerca de sua
reformulação e gravou o álbum Time.
Nunca perdendo de
vista sua própria banda, o duo de King e LaRocque continuou formulando idéias
para a sua volta e recrutando novos membros. Literalmente, assim que as
gravações de Time terminaram, King reentrou no Dallas Sound Lab (onde o os
outros dois discos do Mercyful Fate foram gravados). The Spider's Lullabye
estabeleceu o recomeço, com o guitarrista Herb Simonsem, o baixista Chris
Estes, o baterista Darrin Anthony e o guitarrista de longa data Andy LaRocque.
O novo álbum era de longe o melhor trabalho em anos.
Após isto, foi
lançado The Graveyard, com excelentes arranjos e músicas, contando a história
de um prefeito que abusava de sua filha de 7 anos e, ao ser flagrado por um
sujeito com problemas mentais, o incrimina.
Em 1998 saiu
Voodoo, uma incrível história sobre uma família que se muda para uma casa onde
há um cemitério voodoo.
Anos 2000: últimos
álbuns
Em 2000 King
Diamond trás no House of God toda energia de seus primeiros discos. Com uma
melhor produção e mais peso. O que se vê no CD são riffs pesadíssimos, muito
heavy metal e os sempre clássicos e característicos vocais do próprio King,
além da eterna ajuda do mestre Andy LaRocque - que mais uma vez da uma aula de
guitarra, outro ponto positivo é o novo guitarrista: Glen Drover, que já entra
totalmente entrosado na banda.
Novo disco em
2002: Abigail II: The Revenge. A capa é bem desenhada e o encarte é todo muito
bem feito, com uma produção excelente. O disco segue o estilo dos últimos
álbuns, entre eles The Graveyard e House Of God e não traz muitas novidades no
instrumental, mas que em termos de King Diamond não decepciona, sempre com
grandes riffs, muitos solos, ótimas melodias e muito peso, como sempre
totalmente heavy metal. Andy LaRocque continua impecável.
Em 2003, é lançado
The Puppet Master. O novo cd é de longe um dos melhores de King nos últimos
anos. Músicas como a heavy tradicional The Ritual e a depressiva No More Me
(onde nosso herói é transformado numa marionete através do mais sangrento
ritual) mantém o mesmo estilo já consagrado por King Diamond, mas com um toque
especial: há uma história perfeita e a música se encaixa com uma precisão
magnífica. Outros destaques de peso ficam para as excelentes Blood to Walk, a
balada depressiva So Sad (aonde King Diamond flerta de leve com o gótico e a
climática e assustadora Living Dead que fecha o cd, mas não encerra o drama
daquele que era um ser humano e agora está condenado a viver como uma marionete
para a eternidade.
Um excelente cd,
que supera em muito tudo que Mr. Diamond fez nos anos 90 e que se não é o
melhor de todos, mostra que o senhor da escuridão e seus asseclas não estão
perdendo o fôlego e continuam a toda na estrada.
2007: Give Me Your Soul... Please. O conceito do álbum parte da história de dois
irmãos, uma menina e um garoto, mortos provavelmente pela mesma pessoa, ainda
que exista uma incerteza se o irmão teria cometido suicídio. Todo o andamento
da história a partir de então gira em torno da garotinha que busca uma forma de
evitar que a alma de seu irmão vá parar no inferno. Quem nos conta essa
história é Diamond, muitíssimo bem acessorado pelas guitarras de Andy LaRocque
e Mike Wead, o baixo de Hal Patino, a batera de Matt Thompson e a voz de Livia
Zita. A capa foi inspirada em uma pintura chamada “My Mother’s Eyes”, com a
singela imagem de uma jovem garota usando um vestido todo ensangüentado e
segurando dois olhos em suas mãos.
Integrantes
• King Diamond – vocal e teclado (1985-)
• Andy LaRocque – guitarra (1985-)
• Mike Wead – guitarra (1990-1995,
2000-)
• Hal Patino – baixo (1988-1990, 2000-)
• Matt Thompson – bateria (2000-)
• Livia Zita – vocal de apoio (2003-)
Antigos membros
• Guitarristas:
Michael Denner, Pete Blakk, Herb Simonsen, Glen Drover
• Baixistas:
Timi Hansen, Sharlee D'Angelo, Chris Estes
• Bateristas:
Mikkey Dee, Snowy Shaw, Darrin Anthony, John Luke Hebert
• Tecladistas: Roberto Falcao
Discografia
Álbuns de estúdio
• Fatal
Portrait (1986)
• Abigail
(1987)
• "Them"
(1988)
• Conspiracy
(1989)
• The
Eye (1990)
• The
Spider's Lullabye (1995)
• The
Graveyard (1996)
• Voodoo
(1998)
• House
of God (2000)
• Abigail
II: The Revenge (2002)
• The
Puppet Master (2003)
• Give
Me Your Soul... Please (2007)
EPs
• The
Dark Sides (1989)
• A
Dangerous Meeting (split 1992)
• Collector's
Item (1999)
Ao vivo
• In
Concert 1987: Abigail (1990)
• Deadly
Lullabyes: Live (2004)
Coletâneas
• Nightmares
in the Nineties (2001)
• King
Diamond & Black Rose 20 Years Ago (A Night of Rehearsal) (2001)
• Decade
of Horror (2001)
• The
Best of King Diamond (2003)
Video-clipes
• "Family
Ghost"
• "Welcome
Home"
• "Slepless
Nights"
• "Give
Me Your Soul"
• "A Mansion in Darkness"
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