Metal sinfônico
Metal sinfônico
(português brasileiro) ou metal sinfónico (português europeu) (em inglês:
symphonic metal) é um termo usado para descrever a música heavy metal que
possui elementos sinfônicos, ou seja, elementos que são ou emprestados da
música clássica ou, como aconteceu com o rock progressivo, criar um estilo que
lembra ela, por exemplo, vocais femininos operásticos; instrumentação que
inclui violões e diferentes tipos de teclados, em vez de depender
exclusivamente de guitarras elétricas; ritmo poético assimétrico como 5/4 e
7/8, e material temático clássico, além de ter caracteristicamente riffs
poderosos de heavy metal.
Se referindo a
bandas de outros gêneros, ele se refere a bandas que usam menores temas
clássicos e operásticos na sua música semelhante ao que se encontra no gênero
metal sinfônico, para mostrar que eles são mais "sinfônicos" do que
outras bandas dentro de seu gênero.
Características
musicais
As principais
influências musicais do metal sinfônico estão inicialmente no gothic metal, no
power metal e na música clássica.
Teclados são
normalmente o ponto focal da música. Enquanto outros instrumentos normalmente
desempenham papéis relativamente simples, as partes de teclado podem ser muito
complexas e tecnicamente desafiadoras, muitas vezes, tocada em uma grande
variedade de estilos clássicos e emulando até nada e incluindo arranjos
orquestrais completos. Uma orquestra real é as vezes utilizada, tanto ao vivo
quanto em estúdio, com efeitos semelhantes.
É mais difícil
generalizar sobre o trabalho de guitarra e baixo encontrados neste estilo. Tal
como acontece com o gothic metal, muitas vezes isso pode ser descrito como uma
síntese de outros estilos de rock e metal, com elementos de black metal, death
metal, power metal e metal progressivo, sendo os mais comuns; mas ao contrário
do gothic metal, elementos da música clássica estão frequentemente presentes
também. Muitas dessas bandas, pelo menos, as vezes usam esses instrumentos
(assim como os vocais principais) para tocar simples melodias cativantes, que
fazem o metal sinfônico (junto com o power metal, que tem essa característica)
um dos mais acessíveis subgêneros do metal atual.
As canções são
muitas vezes altamente atmosféricas, embora mais otimistas do que as de outros
subgêneros do metal; até mesmo canções com temas mórbidos rotineiramente
caracterizam proeminentes fanfarras de modo maior. Particularmente central para
a criação do humor e da atmosfera é a escolha dos sons do teclado.
O teclado é o
principal instrumento utilizado no metal sinfônico.
As letras abrangem
um vasto leque de temas. Tal como acontece com duas das influências mais
diferentes contrárias do metal sinfônico, power metal e ópera, fantasia e temas
mitológicos são comuns. Álbuns conceituais estilados de óperas ou poemas épicos
não são incomuns.
Bandas deste
gênero, muitas vezes apresentam uma vocalista feminina, mais frequentemente uma
mezzo-soprano. Há, as vezes, um segundo, vocalista masculino, como também é
comum no gothic metal. Rugidos, vocais do estilo death metal são raros, mas não
desconhecidos. Até apoios adicionais e a inclusão de um coral completo é as
vezes empregado. Vocalistas masculinos são mais comuns na categoria do power
metal sinfônico.
As vezes, a
vocalista realiza o canto clássico com um estilo operático. Essas bandas são
referidas como Metal Sinfônico Operático, por exemplo, Nightwish, (quando a
vocalista era Tarja Turunen), Haggard, Therion, Operatika, Dremora, Dol Ammad,
Visions of Atlantis, Aesma Daeva. O estilo operático não está exclusivamente
ligado ao metal sinfônico, ele aparece também no avant-garde metal, no metal
progressivo, no gothic metal e no metal melódico.
Origens e evolução
Therion foi uma
das bandas que influenciaram o gênero.
As raízes do metal
sinfônico são encontradas inicialmente nas bandas de death metal e gothic
metal, que fazem algum uso de elementos sinfônicos em sua música.
Particularmente importante foi o uso do Therion de uma orquestra ao vivo e
técnicas clássicas de composição; gradualmente esses elementos se tornaram uma
parte mais importante da música do Therion do que suas raízes do death metal.
Outra influência-chave no início foi o álbum da banda finlandesa de metal progressivo
Waltari, Yeah! Yeah! Die! Die! Death Metal Symphony in Deep C.
Nightwish e Within
Temptation, ambas lançaram seu primeiro álbum em 1997, cada um fortemente
influenciado pelo sinfônico do Therion. Within Temptation foi mais influenciado
pelo gothic metal e, portanto, musicalmente mais simples do que a mais
influenciada pelo power metal Nightwish, mas ambas as bandas compartilharam
dois principais elementos do metal sinfônico - poderoso vocal feminino de Tarja
Turunen e Sharon den Adel respectivamente, e o uso pesado do teclado
influenciado classicamente.
A maioria das
novas bandas de metal sinfônico apareceram ou ganharam grande atenção no início
de 2000, incluindo Rain Fell Within, After Forever, Epica, Haggard e
Edenbridge, todas tendo como característica teclados e vocais femininos. Power
metal, com os seus temas de fantasia relativamente otimista e sons de teclado
estilizados, tendeu a ser uma importante influência sobre estes grupos.
O termo
"metal sinfônico" tinha por vezes sido aplicado a canções individuais
ou álbuns de bandas que são principalmente de death metal, doom metal, gothic
metal, power metal ou mesmo black metal. Embora este artigo tenha discutido
principalmente o metal sinfônico como um subgênero distinto, é importante notar
que o termo é as vezes utilizado para descrever elementos estilísticos que
podem ser encontrados em praticamente qualquer sub-gênero do heavy metal.
Por qualquer
definição, o metal sinfônico tende a ser popular nas mesmas regiões como os
subgêneros acima mencionados, principalmente na Europa central e do norte.
Subgêneros do
metal sinfônico
O termo
"metal sinfônico" é usado para designar qualquer banda de metal que
faz uso de elementos sinfônicos ou orquestrais; o "metal sinfônico"
então não é tanto um gênero como uma designação genérica cruzada. Algumas
bandas se referem a si mesmas como "metal sinfônico", especialmente
Aesma Daeva, e, provavelmente, o termo poderia ser aplicado a bandas de metal
genericamente ambíguas como Epica e Therion.
Black metal sinfônico
O black metal
sinfônico tem componentes similares ao black metal melódico, mas usa teclados
ou instrumentos normalmente encontrados na música sinfônica ou erudita. Pode
também incluir bandas de black metal que fazem uso pesado de teclados
atmosféricos na música, semelhante ao metal sinfônico ou gothic metal. Os
aspectos sinfônicos deste gênero são normalmente parte integrante de uma banda
e, como tal, são usados durante todo o período de uma canção.
• Bandas: Emperor, Dimmu Borgir,
Limbonic Art, Carach Argren.
Gothic metal
sinfônico
Within Temptation
é uma das principais bandas de gothic metal sinfônico.
A primeira banda
de metal gótico a lançar um álbum completo caracterítico de vocais "Bela e
a Fera", onde os vocais de death metal são contrastados com vocais
femininos limpos, foi a norueguesa Theatre of Tragedy em 1995. Outras bandas
como a holandesa Within Temptation em 1996, expandiu nessa abordagem. Um álbum
de estreia, Enter, foi inaugurado no ano seguinte, logo seguido por um EP, The
Dance. Os dois lançamentos fizeram uso da abordagem a bela e a fera entregues
pelos vocalistas Sharon den Adel e Robert Westerholt. O segundo álbum completo,
Mother Earth foi lançado em 2000 e dispensou totalmente os vocais de death
metal, em vez disso, "confiando unicamente na majestosa habiliadade vocal
de den Adel". O álbum foi um sucesso comercial com seu primeiro single
"Ice Queen" no topo das paradas na Bélgica e na sua natal Holanda. O seu
terceiro álbum The Silent Force chegou em 2004 como um "projeto ambicioso
apresentando uma orquestra completa e um coral de 80 vozes que acompanhou a
banda". O resultado foi um sucesso comercial em toda a Europa e introduziu
o "mundo das guitarras pesadas e vocais femininos" para "um
público mainstream".
A marca do Within
Temptation do gothic metal combina "a força da guitarra de hard rock com a
varredura e a grandeza da música sinfônica". O crítico Chad Bowar da
About.com descreve seu estilo como "o equilíbrio ideal" entre "a
melodia e os ganchos do rock mainstream, a profundidade e a complexidade da
música clássica e a borda escura do gothic metal". O sucesso comercial do
Within Temptation, desde então, resultou no surgimento de um grande número de
outras bandas de gothic metal com vocalistas femininas, principalmente nos
Países Baixos.
Epica, outra banda
de grande popularidade do gênero.
Outra banda
holandesa de gothic metal sinfônico é After Forever. Seu álbum de estreia,
Prison of Desire, em 2000, foi "um corajoso, embora falho, primeiro estudo
em uma empresa reconhecidamente difícil: casar heavy metal com arranjos de rock
progressivo e orquestração de música clássica - então cobri-la com todas as
partes iguais, voz horrível de monstro de biscoito e uma cantora de ópera
totalmente qualificada". Membro fundador, guitarrista e vocalista, Mark
Jansen saiu do After Forever apenas alguns meses após o lançamento deste álbum.
Jansen iria formar o Epica, outra banda que apresenta uma mistura de metal
gótico e sinfônico. Um álbum de estreia, The Phantom Agony, surgiu em 2003 com
a música que combina grunhidos da morte de Jansen com o "tom angelical de
uma formação clássica mezzo-soprano chamada Simone Simons, mais uma fundação
exuberante do power metal sinfônico". A música do Epica tem sido descrita
como a combinação de "um escuro, assombrando a atmosfera gótica com música
bombástica e sinfônica". Como Within Temptation e After Forever, o Epica
foi conhecido por fazer uso de uma orquestra. Seu álbum de 2007, The Divine
Conspiracy, foi um sucesso de vendas em seu país de origem.
Esta mistura de
metal gótico e sinfônico também tem sido alcançada na direção oposta. A banda
Nightwish da Finlândia começou como um ato de power metal sinfônico e
introduziu elementos góticos no seu álbum de 2004, Once, particularmente no single
"Nemo". Eles continuaram a misturar seu estilo de metal
"bombástico, sinfônico e cinematográfico" com uma atmosfera gótica no
seu próximo álbum, Dark Passion Play, em 2007. O grupo sueco Therion também
introduziu elementos góticos à sua marca de metal sinfônico no seu álbum de
2007, Gothic Kabbalah.
Power metal
sinfônico
O Nightwish com a
ex-vocalista Tarja Turunen, é a mais famosa banda de metal sinfônico.
O power metal
sinfônico se refere a bandas de power metal que fazem uso extensivo de teclados
ou instrumentos normalmente encontrados na música clássica semelhante ao metal
sinfônico. Estes elementos adicionais são frequentemente usados como
elementos-chave da música, quando comparados ao power metal normal,
contribuindo não apenas uma cobertura extra para a música, mas uma maior
variedade de som.
Rhapsody of Fire é
considerada uma das grandes bandas de power metal sinfônico.
A banda protótipo
do power metal sinfônico é o Nightwish. Canções do Nightwish que ilustram bem o
gênero são "Ghost Love Score" do álbum Once e "Wishmaster"
do álbum Wishmaster. Essas canções seguem o escopo épico e estendidas
estruturas formais características do power metal enquanto faz uso extensivo de
elementos orquestrais.
Outra banda que
tem essa descrição é Rhapsody of Fire, com uma mistura de guitarras, bateria e
sons extremamente grandes, incluindo, em seus últimos anos, um coro completo e
uma orquestra sinfônica. Eles têm uma forte influência da música clássica
antiga e especialmente a música barroca, todos os seus álbuns partem de uma
saga épica em mundos de fantasia. Onde o Nightwish pode ser a banda mais
popular de power metal, eles são um pouco mais orientados ao rock em sua maneira
de construir as suas canções do que o Rhapsody of Fire, que se baseia em fazer
álbuns com algum tipo de linha para ele e canções que soam mais como uma peça
de música clássica do que uma faixa de rock.
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